Qual parte do abdome a prancha trabalha?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Melhoria da tonificação muscular e da performance - Prancha é o exercício ideal para trabalhar a musculatura abdominal, pois a actividade envolve todos os principais grupos musculares, incluindo o transverso abdominal, o recto abdominal, músculo oblíquo externo e os glúteos.

O que 1 minuto de prancha faz? Pesquisas mostram que para a maioria das pessoas, ficar na posição de prancha um minuto de cada vez cria um tronco resistente. Mas se você tem um histórico de dor nas costas, 10 segundos são suficientes para reduzir o risco de dores nas costas.

A elevação de perna promoveu 63,79% de ativação do reto abdominal, enquanto a prancha ativou 51,83% da mesma região. Ou seja, o primeiro foi bem mais eficaz que o segundo, embora a prancha seja mais popular e conhecida para essa função.

Activa o metabolismo
Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir o gasto calórico calórica até quando estiver em repouso. Tem a sua importância principalmente se passar grande parte do seu tempo sentado.

Tem tempo certo para a prancha? O tempo de duração do movimento varia de acordo com o nível de cada praticante. “Para os que estão começando é interessante que tentem se manter entre 20 a 30 segundos e aos poucos podem ir evoluindo para um tempo mais avançado, como dois minutos”, orienta Carvalho.

Como dito anteriormente, os exercícios aeróbicos são ideais para quem deseja definir o abdômen.
...
Alguns desses exercícios são:

  1. HIIT;
  2. Pular corda;
  3. Subir e descer escadas;
  4. Caminhadas;
  5. Danças;
  6. Pedalar.

De acordo com a especialista, cada mulher tem um tipo de corpo e um tempo de recuperação que varia de uma para outra, mas na maioria dos casos é possível reverter a diástase com atividades de fortalecimento, que podem ser feitas em casa. “Prancha abdominal e exercícios sem carga são ótimas opções para as mamães.

Os 7 melhores exercíciors para definir a barriga

  1. Abdominal. A nossa lista começa com um dos principais exercícios para o seu abdômen: o abdominal clássico. ...
  2. Elevação de pernas. Esse exercício também é ótimo para seus músculos abdominais. ...
  3. Abdominal em V. ...
  4. Prancha. ...
  5. Prancha lateral. ...
  6. Elevação de quadril. ...
  7. Escalada.

“O abdominal usa principalmente os músculos retos abdominais e um pouco dos oblíquos. Já uma prancha, quando feita corretamente, se concentra no core enquanto utiliza quase todos os músculos do corpo”, explica a profissional.

Como fazer a prancha? Conforme especialistas em performance física, 10 minutos de prancha, algumas vezes por semana, é o necessário para conseguir o abdômen dos sonhos… Mas haja força de vontade, porque dói, cara leitora! E para que ele chegue a valer por 1000 abdominais, vai um pouquinho de esforço.

Quantas repetições da prancha eu tenho que fazer? Tente fazer de uma a seis repetições por dia. Não se preocupe se você conseguir fazer a prancha uma única vez por dia quando estiver começando! O seu corpo vai se acostumar ao exercício e, aos poucos, aguentar melhor a carga de duas ou mais repetições.

Prancha isométrica clássica
É um dos mais importantes, todos deveriam fazer. Mantenha o corpo totalmente estendido paralelo ao solo, com cotovelos apoiados no chão e quadril elevado. Perna, quadril, coluna e cabeça totalmente alinhados.

Exercícios para definir o abdômen em casa

  • Abdominal em V. ...
  • Abdominal com perna elevada. ...
  • Abdominal cruzado. ...
  • Abdominal com elevação do quadril na bola. ...
  • Prancha com bola. ...
  • Prancha com 2 apoios.

Melhoria da tonificação muscular e da performance - Prancha é o exercício ideal para trabalhar a musculatura abdominal, pois a actividade envolve todos os principais grupos musculares, incluindo o transverso abdominal, o recto abdominal, músculo oblíquo externo e os glúteos.

Prancha tradicional
O peso do corpo deve ser segurado apenas com os braços e a ponta dos pés, e você deve se manter nesta posição de 30 a 60 segundos. Descanse por 30 segundos e repita o exercício entre 3 e 4 vezes.

Se forçar a ficar em posição de prancha por um tempo excessivo pode colocar muita pressão na parte inferior das costas. Conforme a fadiga aparece, a parte inferior das costas pode começar a arquear. É nesse momento que você se coloca em risco de lesões.

Ou seja, seguindo a recomendação de cinco séries de três minutos, são gastas 150 calorias.

Prancha ventral
Deite no chão de barriga para baixo, estique as penas e una os pés, apoie as palmas das mãos no chão, logo abaixo de seus ombros. Contraindo os abdominais e os glúteos eleve o tronco, esticando os braços. Sinta bem o apoio das mãos no chão e como este movimento ativa a musculatura de seus braços.