Qual parte da palavra Impossible que representa o prefixo?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O prefixo sempre é colocado no início da palavra (possible – impossible).

Quais são os prefixos em inglês?

  1. ANTI. Esse prefixo tem o significado de contra. ...
  2. DIS. Já essa opção é usada para dar o sentido de oposição. ...
  3. IN, IM e IR. Esses três prefixos são muito famosos, mas todos eles dão a ideia de negação. ...
  4. RE. Esse prefixo pode parecer pequeno, mas traz consigo o sentido de fazer novamente. ...
  5. UN.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Elemento com o sentido de companhia, concomitância, simultaneidade (ex.: consogro).

Eles são considerados morfemas da língua portuguesa, utilizados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. No caso do prefixo, vem antes: ex-aluno (prefixo: ex); pré-vestibular (prefixo: pré).

De- é prefixo originado no latim que exprime proveniência, causa, instrumento, posse, modo, dimensão, agente, carácter, estado, profissão, etc.

Radical – morfema que exprime o significado básico da palavra. Ex.: invencível. Prefixo – morfema que se junta antes do radical para formar uma palavra nova. Ex.: refazer.

De origem latina, o prefixo "re-" pode ter três sentidos: 1) Repetição, como em "recarregar" (carregar novamente), "recapitalizar" (tornar a capitalizar), "reler" (voltar a ler), "rever" (ver de novo), "repensar" (pensar novamente), etc.

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas.

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Os prefixos e sufixos em inglês são muitos, dentre os mais conhecidos temos in; im; un; under; over; de; ex;etc.

Ao adicionar o prefixo "IN" no começo da palavra formal, formulamos a palavra informal. Portanto, as conversas nas redes sociais são, geralmente, sem formalidades.

[Figurado] De gênio, comportamento e hábitos difíceis; intolerável. Que não aceita regras; teimoso: menino impossível! Etimologia (origem da palavra impossível).

impossívelimpossível | adj.
...
im·pos·sí·vel vel

  1. Não possível.
  2. Irrealizável.
  3. Incrível.
  4. Intolerável.
  5. O que é ou se considera impossível.
  6. [Brasil] Insuportável, aborrecido. impossíveis.
  7. Os máximos esforços.

Quanto à formação da palavra “impossível” (1o balão), assinale a alternativa correta. Derivação prefixal.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.

Esse elemento é chamado de radical (ou semantema). Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.

Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro. O Sufixo vem depois da palavra. Obs: o que sobra é o radical da palavra. No caso de lealDADE o radical é leal.

Todas as palavras seguintes resultam do processo de derivação prefixal: “concorrer” (“con-” + “correr”), “contrapeso” (“contra-” + “peso”), “emigrar” (“e-” + “migrar”) e “ilegal” (“i-” + “legal”).

Continuar lendo O que é prefixo 0303?