Qual parte da moto que não pode molhar?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.

Veja alguns exemplos de peças que devem ser protegidas na hora da lavagem do motor:

  • Módulos (Freios ABS, carroceria, injeção eletrônica e etc);
  • Velas;
  • Terminais de bateria;
  • Alternador;
  • Caixa de fusíveis ou relés;
  • Bonina.

Um detergente neutro ou um shampoo automotivo é suficiente para fazer uma boa limpeza em sua moto. Porém, não se esqueça de dar uma boa caprichada, pois a sua moto merece. Desse modo, o ideal é lavar duas vezes por semana dependendo do estado de sujeira.

Não, mas a água é. A sujeira é bloqueada por um filtro bem lambuzado de óleo. A água pode dispersar o óleo e assim permitir que a sujeira passe pelo filtro. Se você lava sua moto com uma máquina de spray, sempre passe o óleo novamente no filtro, mesmo que ele esteja completamente limpo.

Uma dica importante é não mergulhar o capacete na água, pois pode penetrar no interior do objeto, danificando os metais da estrutura. A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez na semana. Caso o capacete seja utilizado com bastante frequência, a higienização deve ser ainda mais cuidadosa.

o ideal é lavar a capa à mão, mas você pode também lavá-la na máquina, desde que isso seja indicado nas especificações do produto; jamais utilize sabão em pó na lavagem, pois pode manchar e danificar o tecido.

Capa resiste às altas temperaturas do motor
O problema das capas comuns é que elas derretem ao encostar nas partes quentes do motor e do escape. Pior que a perda da capa são as manchas do material sintético queimado aderidas ao alumínio ou ao cromado dos tubos. A solução é esperar a moto esfriar antes de cobri-la.

"Para a segurança do motociclista, a região frontal, braços e antebraços deverão estar livres para manobras no trânsito. Sacolas e pacotes podem causar acidentes, caso enrosquem em outros veículos", afirmou o parlamentar.

Pode jogar água no motor do carro? Pode lavar o motor do carro com água, porém não com muita pressão - caso contrário, pode atingir as vedações e danificar o veículo.

Anéis de pistão
Os anéis do pistão têm a função de fazer a vedação “deslizante” entre a borda externa do pistão e a borda interna do cilindro. Desta forma, esse componente do motor impede o vazamento do óleo lubrificante para a câmara de combustão.

A chave magnética ou automático de partida empurra e conecta o pinhão ao volante do motor. Por ser um componente elétrico, ele apresenta poucos defeitos. No entanto, para que você não tenha problemas desagradáveis, evite molhar a peça.

É possível que você tenha a posicionada um pouco torta, sobre um solo desnivelado, ou seu apoio pode estar quebrado. Seja lá qual for o motivo, levante a moto com o auxílio de alguém e avalie os danos. Riscos são mais comuns nesse tipo de caso, mas peças podem ter sido danificadas também.

De sabão comum a silicone para plástico de moto, passando por revitalizador de plástico automotivo, a maioria funciona bem. Mas tenha cuidado com o que passar nas partes plásticas do veículo. Não use ceras, desengraxantes ou algo parecido.

Além de refletir o cuidado de seu proprietário, a limpeza da moto ajuda a identificar problemas como vazamentos em juntas e mangueiras, por exemplo, e também a evitar o acúmulo de lama, graxa e poeira, que podem acelerar atrito e corrosão (quando também retêm salinidade e umidade) e prejudicar peças móveis.

De acordo com o Art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nenhum proprietário de veículo pode fazer alterações no automóvel sem autorização prévia. Porém, a customização de motos não é proibida, desde que feita dentro da lei.