Qual parte da coluna fica Paraplegico?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Normalmente as lesões que resultam em paraplegia situam-se ao nível da coluna dorsal ou coluna lombar, sendo que quanto mais alta for a lesão maior será a área de impacto, abrangendo o controle e sensibilidade, uma vez que a medula é afetada.

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação.

Danos à medula espinhal podem resultar em paralisia ou morte. Lesões na medula espinhal no nível da coluna cervical podem levar à paralisia temporária ou permanente de todo o corpo do pescoço para baixo.

Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.

A vértebra C5 é a quinta vértebra cervical e está localizada logo abaixo da vértebra C4 e acima da vértebra C6. A vértebra C6, por sua vez, é a sexta vértebra cervical e está localizada logo abaixo da vértebra C5 e acima da vértebra C7.

Quais os sinais e sintomas?

  1. incontinência fecal ou urinária;
  2. incapacidade de mover os membros inferiores;
  3. perda de sensibilidade e formigueiro na parte inferior do corpo;
  4. disfunção sexual;
  5. dificuldades na respiração;
  6. dificuldade para manter determinadas posturas, como sedestação e ortostase.

Depende muito da altura da lesão medular . Caso essa lesão alta como imagino que seja posso afirmar que ao momento a chance de voltar a andar é muito pequena. Infelizmente a lesão medular completa é grave e como disse anteriormente , a capacidade de andar ou não depende do nível da lesão.

Os acidentes de trânsito continuam respondendo pela maior parte dos casos de perda dos movimentos do corpo abaixo do tronco.

Na verdade, é a parte inferior da coluna vertebral, uma região entre a região torácica e a região sacrococcigiana. Existem cinco vértebras lombares, e são elas que formam nossa coluna lombar. Podemos nomear as cinco vértebras de l1, l2, l3, l4 e l5.

A cervicalgia é um quadro que causa bastante dor nas vértebras da coluna cervical, geralmente nas mais próximas à região do pescoço. Como ela é responsável por controlar o movimento da cabeça em relação ao resto do corpo, o problema pode ocasionar sérias consequências.

Coluna lombar (cintura)
A coluna lombar localiza-se na parte baixa, na região da cintura, e é composta por cinco vértebras lombares, denominadas por: Lombar 1 (L1), Lombar 2 (L2), e assim sucessivamente: L3, L4 e L5.

Esse problema leva a sintomas como dor, queimação, perda de sensibilidade ou dormência no local. Isso acontece porque ocorre uma compressão dos nervos. Essa lesão pode afetar a região cervical e a lombar, sendo que no segundo caso pode irradiar os desconfortos para a pernas e os pés.

Com a compressão de C1 sobre C2, ocorre a ruptura do atlas nos pontos de maior fragilidade. Estes locais são os arcos posterior e anterior que, quando fraturados, permitem o afastamento das massas laterais e conseqüente aumento da área do canal. Isso justifica a pequena associação com lesão neurológica dessas fraturas.

Entre cada vértebra existe um disco espinhal, que atua como um amortecedor, ajudando a manter a coluna unida. A aterrissagem abrupta de uma queda pode fraturar, herniar ou deslocar as vértebras e os discos da coluna vertebral.

Sintomas da compressão da medula espinhal
Se a causa for um câncer, um abscesso ou hematoma, as costas ou o pescoço podem ser sensíveis ao toque na área afetada. Às vezes, perde-se a sensação. Pode-se perder reflexos, incluindo a urgência para urinar. Quando a compressão aumenta, os sintomas agravam-se.