Qual parasito que elimina cistos nas fezes humanas?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

É mais comum encontrar em fezes diarreicas a forma de trofozoítos, e nas fezes sólidas são encontrados os cistos (PEDROSO e AMARANTE, 2006; SANTANA et al., 2014).

São cistos que representam uma membrana derivada do parasita, que possui líquido no seu interior. A transmissão é mão-boca. A doença espalha-se quando são ingeridos alimentos ou líquidos que contenham os ovos do parasita proveniente de um animal infetado, como cães, raposas, lobos e carneiros.

Parasitoses Intestinais

  • AMEBÍASE (ameba) A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. ...
  • GIARDÍASE (giárdia) ...
  • ASCARIDÍASE (lombriga) ...
  • ANCILOSTOMÍASE (amarelão) ...
  • ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)

Os sintomas de giardíase geralmente incluem cólicas abdominais, gases (flatulência), eructação e diarreia aquosa de odor fétido. O enjoo pode surgir e desaparecer. As pessoas podem se sentir cansadas e vagamente desconfortáveis, e perder o apetite. Se não receber tratamento, a diarreia pode persistir durante semanas.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

Cozinhar a água mata os cistos. É importante lavar as mãos com água e sabonete. Filtrar a água através de um filtro de 0,1 ou 0,4 mícron pode remover a Entamoeba histolytica e outros parasitas, bem como bactérias que causam doenças. Dissolver iodo ou cloro na água pode ajudar.

Principais sintomas de infecção por Entamoeba
São muito variados podendo incluir diarreia (frequentemente sanguinolenta e em alguns casos fulminante), dores abdominais, apendicite e abcessos no fígado, pulmões ou cérebro.

. Na disenteria amebiana, as fezes são normalmente menos frequentes e menos líquidas do que na disenteria bacilar. Caracteristicamente, contêm muco viscoso e estrias de sangue.

A Endolimax nana é um protozoário saprófita que não causa danos ao seu hospedeiro. Apesar de fazer parte da família da Entamoeba histolytica, a Endolimax nana raras vezes pode causar diarreia, cólicas e enjoos; e não oferece risco real à vida humana.

Nas fezes diarréicas os trofozoítos são encontrados em grande quantidade, mas em fezes formadas é predominante a presença de cistos. Os trofozoítos podem ser encontrados em grande quantidade em fezes diarréicas.

As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário. Cisto de Naboth (no colo do útero)

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Estudos mostram que o albendazol é eficaz no tratamento de infecções por Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp. e Hymenolepis nana; de opistorquíase (Opisthorchis viverrini) e larva migrans cutânea; e de ...

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Giardia lamblia – também denominado como G. duodenalis ou G. intestinalis — é um protozoário flagelado que habita o trato gastrointestinal, principalmente duodeno e intestino, sendo capaz de causar doença em humanos.

Na maior parte dos casos, a doença regride espontaneamente em algumas semanas. Quando é necessário tratamento, ele é baseado em medicamentos antiprotozoários, como tinidazol, metronidazol e nitazoxanida por cerca de dez dias.

O parasita, ao entrar no organismo, se aloja no intestino, causando diarreia aguda ou crônica. Surge assim uma infecção intestinal que recebeu o nome de giardíase. Geralmente, a transmissão é realizada por meio de água, objetos e alimentos contaminados.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

Os sintomas associados a essa doença são a diarreia aguda com cheiro fétido e aspecto gorduroso, dores abdominais, flatulência, náuseas, vômito e perda ponderal. Em casos graves pode causar a síndrome de má absorção, atraso no crescimento e capacidade cognitiva.

O ciclo da Entamoeba histolytica começa quando alguém ingere alimentos ou água contamina com cistos. Outra forma é tendo contato com o cisto através da via fecal-oral. Também é possível contrair a amebíase através da transmissão sexual, neste caso o contato com o cisto é por via oral-anal.

Modo de transmissão - a amebíase é transmitida pela contaminação fecal da água de consumo humano e alimentos com cistos da ameba, os quais são relativamente resistente à cloração. Também é transmitida pelo contato direto de mãos contaminadas ou objetos sujos, bem como, sexualmente pelo contato oral-anal.