Qual papel de capa dura?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

papel Paraná

O que caracteriza um livro de capa dura? É um conjunto de características, entretanto, a mais notória é o tipo de material que é utilizado para fazer a capa, é um papel muito grosso que se chama papel Paraná.

Há pequenas diferenças entre os dois formatos, que incluímos na tabela a seguir. Livros com capa dura têm as mesmas opções de impressão que os livros com capa comum, com algumas exceções: Há cinco dimensões finais disponíveis. O número de páginas mínimo e máximo é de 75 a 550 páginas.

É produzido a partir de fibras virgens, geralmente, em várias camadas e sua cor escura é consequência dos materiais empregados em sua fabricação. Sua gramatura pode variar de 277 g/m² a 1.000 g/m².

Um papel para miolo com gramatura entre 90 a 115 gramas garante uma boa impressão do seu projeto e a qualidade final do seu caderno.

Os papéis mais comuns usados para fazer capa para encadernação são os papéis para cartonagem: papel holler, papel paraná e o papel pardo tipo Holler. Estes insumos se destacam pela beleza e qualidade que proporciona ao produto final. Indicados para quem deseja ter encadernações com capas mais duras e duráveis.

Cartonados ou capa dura: Nesse processo, as capas e as páginas do miolo são produzidas separadamente. As páginas do miolo são feitas de peças de cartão rígido ou flexível, posteriormente revestidas com outros materiais (papel, tecidos e outros).

Para capas de livros normalmente é utilizado o papel triplex 280g, que pode ainda ter laminação fosca ou brilho e verniz total ou localizado, entre outros acabamentos possíveis. Também pode ser utilizado, em produções mais econômicas, o couché brilho 150g, que não necessita de laminação.

Enquanto as folhas da opção com capa de brochura são mais simples e finas, as folhas do álbum com capa dura são mais grossas e resistentes, além disso, não possui ondulações.

TIPOS DE CAPAS LITERÁRIAS

  • CAPA HARDCOVER. A Capa Hardcover é a nossa famosa Capa Dura e com uma capa removível chamada de Jacket. ...
  • CAPA HARDBACK. A Capa Hardback também é Capa Dura. ...
  • CAPA PAPERBACK. A Capa Paperback é aquela mais comum aqui no Brasil, a capa mole. ...
  • CAPA WIRE-O. ...
  • CAPA FLEXÍVEL. ...
  • CAPA CANOA.

Agradecemos o contato. Olá, Ana, é correto "capa comum" significa livro físico, e "edição Kindle" são livros digitais.

É inegável que ter um livro de capa dura parece vantajoso pela qualidade da capa, pela beleza da mesma. Mas um dos melhores pontos a favor é que um livro de capa dura tem uma conservação mais duradoura. Não tiro a razão de que ama, e eu sempre escolho essa opção.

Os livros do estilo com a capa mole são bem mais agradáveis no momento da leitura, desde que a capa seja de boa qualidade. É do conhecimento de todos que, alguns livros de bolso possuem a capa tão fina que, durante a leitura é quase impossível que ela não acabe com algum amassado, o que é horrível.

Um livro de capa dura é um livro onde a encadernação com capa de livro dura de proteção normalmente de cartão de papelão, coberto com tecido buckram ou outro tecido, com papel ou ocasionalmente com couro, envolve um processo específico de design de livro.

Papel produzido a partir da mistura de refiles e de aparas de papelão ondulado selecionadas. Material 100% reciclado. Este papel é indicado para uso interno e externo na fabricação de embalagens de papelão ondulado.

Ideal para o dia a dia. O Caderno Brochura Capa Dura 1/4 D+ Verde 48 Folhas possui capa dura, área para identificação e folhas pautadas.

Fazendo uma capa com capuz. Escolha e compre o tecido. Você vai precisar de pelo menos 1,4 metro de tecido.

O Holler na verdade é marca (tipo Gillete, Bom Brill, etc.), o nome do papel é "papel cinza". Ele é um pouco melhor em qualidade do que o papel Paraná, em geral é mais duro e mais resistente mecanicamente. Em geral nos jogos usa-se o papel cinza mesmo. Se tem fácil acesso a ele, recomendo.

Qualquer trabalho em cartonagem será usado o papelão cinza, papelão pardo ou papelão cinza. Os nomes vairam de lugar pra ludar. O importante é saber que o papelão é o mesmo que você encontra nas capas de cadernos (de capa dura, é claro) e nas agendas.

1,78mm

Papelão Paraná
Tem gramaturas de 60 que seria o mais grosso é tem 1,78mm de espessura e o mais fino com gramatura 180 com 0,01mm de espessura como o mais fino.

O papel vergê é um tipo de papel muito usado para fazer convites de casamento e artesanatos. Ele é mais duro que o papel sulfite e, no entanto, mais fino que a cartolina. Sua textura, em relevo, é levemente rugosa, com pequenas linhas paralelas. Perfeito, portanto, para artigos que requerem sofisticação.

Em tese, o papel pardo é o mesmo que papel kraft até pelo fato de que a maioria não passa pelo branqueamento. Porém, ele também pode assumir a cor branca, como é o caso do kraft branqueado, usado na fabricação de sacos e embalagens.