Qual papa era casado?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Papa Clemente IV (1265-1268) era casado antes de tomar ordens sacras e tinha duas filhas. Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos. Entrou para o clero após a sua mulher morrer, o último papa a ter sido casado.

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503.

A Igreja Católica adotou o celibato dos padres e freiras na Idade Média, para defender o seu patrimônio, a fim de evitar que se tornasse objeto de disputas por herdeiros, tornando-se obrigatório para o clero a partir de 1075, durante o papado de Gregório VII, onde um sacerdote romano que se casasse incorria na ...

Papa João XVII (1003) foi casado antes de sua eleição ao papado e tinha três filhos que se tornaram sacerdotes. Papa Clemente IV (1265-1268) era casado antes de tomar ordens sacras e tinha duas filhas. Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos.

Os padres podem se casar nas igrejas ortodoxas e de rito oriental, bem como nas igrejas protestantes e anglicanas. A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tomando essencialmente a Igreja como sua esposa, a fim de ajudar no cumprimento da sua missão.

Mas, foi no Primeiro Concílio de Latrão, em 1123, que o celibato foi instituído como uma disciplina obrigatória para todo o clero latino do Ocidente. O Concílio de Trento (1545-1563) ratificou definitivamente o celibato como uma lei obrigatória a todos os clérigos da Igreja Latina Ocidental.

De forma que o celibato acabaria instituído nos dois concílios de Latrão – o primeiro, em 1123, o segundo em 1139. A partir disso, ficou decretado que clérigos não poderiam casar ou mesmo se relacionar com concubinas.

Em resumo podemos afirmar que: A castidade diz respeito a todos e como virtude, deve ser exercitada, fortalecida. Já o celibato, que traz em si um voto, é uma forma particular de seguimento a Cristo, é um chamado vocacional a estar mais estreitamente unido ao Senhor em vista de uma missão.

são Pedro

O mais longo pontificado foi o de são Pedro, que se estendeu do ano 30 ao 64 ou 67, segundo muitos líderes católicos.

Josef Ratzinger

Josef Ratzinger, ex-arcebispo de Munique e Freising, é primeiro papa alemão em 482 anos.

1. Papa João Paulo II. O Papa João Paulo II, cujo nome verdadeiro é Karol Józef Wojtyla, de naturalidade polonesa, pode ser considerado um dos Papas mais populares da história. Ascendeu à posição de Chefe Supremo da Igreja Católica em 16 de outubro de 1978 e permaneceu até 02 de abril de 2005, data da sua morte.

Celibato é o estado em que determinada pessoa se compromete em não se casar ou manter relações sexuais com outra. Por norma, o celibato é uma prática comum entre alguns religiosos, que abdicam os "prazeres mundanos" para se dedicar exclusivamente a servir a Deus.

O padre que decide deixar de exercer o sacerdócio deve solicitar sua desvinculação no Tribunal Diocesano, com desdobramento em Roma. Em seguida, é obrigado pelo Vaticano a assinar uma carta de desligamento. A última etapa é o certificado de dispensa emitido pelo Papa, que permite que ele se case.

Ele acreditava que o celibato exigia poderes sobre-humanos e que apenas uns poucos entre milhares poderiam abster-se de sexo, mesmo com a ajuda de Deus. Para Martinho Lutero, a sexualidade e o casamento eram parte da ordem divina.