Qual palavra substitui risco?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Perigo ou possibilidade de perigo.

O contrário de risco é: Principais antônimos de risco: 1 segurança, garantia, certeza, confiança, seguridade.

Correr o risco é estar sujeito a passar por um episódio arriscado, ou seja, um episódio temerário que pode acarretar alguma consequência.

Qual a diferença entre Risco e Perigo? “Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p.

Qual a diferença entre riscos e perigos? Enquanto o perigo é algo que pode causar um dano e o risco é a chance ou a probabilidade de ele acontecer, já se percebe a diferença.

Conceito: Risco. Um risco é qualquer coisa, desconhecida ou incerta, que possa impedir o sucesso. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no projeto, caso ocorra.

São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc. Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

ris·co co
1. Probabilidade da ocorrência de danos, geralmente em função da exposição a um perigo. 2. [Por extensão] Possibilidade da ocorrência de algo.

anti-risco - Dicionário Online Priberam de Português.

A percepção de risco é a capacidade de identificar os riscos existentes no ambiente e agir para evitar a ocorrência de acidentes. É, por exemplo, identificar o risco de dirigir alcoolizado, sem cinto de segurança ou em alta velocidade. São situações cujos fatores podem desencadear um acidente.

Ou seja, riscos físicos são os agentes causadores como ruídos, vibrações, temperatura, umidade, pressão, entre outros. (saberemos mais sobre cada um deles mais abaixo). Antes vale ressaltar que tais riscos existem dentro de todas as companhias, independente do ramo ou atividade exercida pelo colaborador.

A definição de risco de trabalho é a probabilidade de algo acontecer em determinado evento ou local potencialmente perigoso, gerando consequências aos envolvidos. Ou seja, é quando a pessoa é exposta ao perigo.

A mais simples e objetiva é: perigo é tudo aquilo que tem potencial de causar uma perda ou fatalidade. Sendo assim, qualquer situação pode apresentar um perigo. Por exemplo, dirigir sem carteira de motorista, um piso escorregadio, uma tempestade, uma área energizada, um produto químico.

Quais são os riscos ocupacionais?

  • Riscos Físicos;
  • Riscos Químicos;
  • Riscos Biológicos;
  • Riscos Mecânicos;
  • Riscos Ergonômicos.

Um agente só passa a ser um risco, quando ele está em uma concentração, intensidade e tempo de exposição capaz de causar danos à saúde do trabalhador. Até então se ele estiver abaixo da concentração e intensidade, ele é apenas um agente.

Definição de Termo: Planejamento de respostas a riscos. Em Gerenciamento de Projetos, é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

O Risco Relativo (RR) é a probabilidade que um indivíduo do grupo exposto desenvolver a doença relativa à probabilidade de um indivíduo do grupo não-exposto desenvolver a mesma doença. para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1.

Risco atribuível é definido como a quantidade ou a proporção da incidência ou risco da doença que se pode atribuir a um determinado fator de exposição.

Quais são os 5 tipos de riscos ocupacionais?

  • Riscos Físicos;
  • Riscos Químicos;
  • Riscos Biológicos;
  • Riscos Ergonômicos;
  • Riscos Mecânicos.