Qual palavra pode substituir solidão?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Estado de quem se sente ou está sozinho: 1 apartamento, afastamento, exílio, incomunicação, insulamento, isolamento, separação, soledade, solitude.

O contrário de solidão é: Contrário de isolamento: 1 companhia, acompanhamento, convivência, convívio, contato, intimidade, relação, trato, frequentação, sociedade, comunidade, coletividade, congregação.

solidão significa um sentimento de estar separado dos outros, um sentimento de não totalidade, sendo, muitas vezes, não construtivo, desintegrativo e sem objetivo orientado.

8 tipos de solidão: qual é a sua?

  • A solidão livre.
  • A solidão autoimposta.
  • A solidão da diferença.
  • A solidão entre os outros.
  • A solidão criativa.
  • A solidão do emigrante.
  • A solidão de geração.
  • A solidão nas Redes Sociais.

A solitude só é válida quando se tem um outro alguém para contar - e essa é a grande diferença: o ser solitário não possui ninguém, enquanto o que goza da solitude sabe ter, mas prefere estar só.

Quando alguém se sente solitário, é tomado por uma forte ansiedade causada pela ausência de conexão com outros seres humanos, tanto no momento presente quanto nas perspectivas futuras.

Ser sozinho é ter a solidão como parceira. Sentir a solitude é passar alguns momentos só e não sofrer com isso, e sim, aproveitar da própria companhia.

Agora você já compreende que a solidão é o ato de estar sozinho sem escolha, enquanto a solitude significa estar sozinho por vontade própria. Que a solidão passe longe de você, mas que você saiba abraçar os momentos de solitude com criatividade!

A solitude é um estado de isolamento voluntário e positivo, já a solidão é uma condição associada à dor e à tristeza. A solidão é um sentimento de vazio, é o desejo de ter a companhia das pessoas, mas não ter.

A solidão é um aspecto relacionado à tristeza, um isolamento que pode ser tanto voluntário como involuntário. Mas não quer dizer que seja algo positivo, pelo contrário. Isso porque, a maior característica da solidão é sentir-se triste, para baixo e não se sentir importante.

Quando se fala em solidão a maioria pensa em um momento depressivo, angustiante. Mas a Solidão Criativa é justamente o oposto: é um momento de auto alimentação, de auto reenergização e auto regulação interna. Uma busca por crescimento, por auto entendimento e equilíbrio mental.

A solidão, em termos psicológicos, pode caracterizar-se pela ausência afetiva do outro e estar intimamente relacionada com o sentimento, com a sensação de se estar só. O outro pode até estar próximo geograficamente, mas não há aproximação psicológica; falta interação e comunicação emocional.

Numa das definições do dicionário Aulete, solidão é descrita como a “sensação de quem se sente sozinho, isolado, mesmo estando entre outras pessoas”. A experiência do isolamento social provocado pela covid-19 mostrou que as pessoas que já eram solitárias se sentiram ainda mais sozinhas.

Solidão é o sentimento que surge quando nos sentimos só, mas não precisamos estar literalmente sem a companhia de outros para senti-la. Ela se manifesta até mesmo quando estamos rodeados de pessoas queridas, em ambientes movimentados e enquanto realizamos afazeres diários.

A solidão é associada à ausência de laços e ao isolamento, que consequentemente instigam uma sensação de vazio interior nas pessoas. Ela pode ser tanto física (estar em um lugar distante de pessoas queridas) quanto emocional (sentir-se solitário em meio à uma multidão).

A solidão é um sentimento comum ao homem. A ideia de solidão e desamparo é inexorável ao homem. O homem nasce desamparado em sua existência, dependendo do cuidado do outro, para a sua sobrevivência. Freud, ao longo de todo o seu desenvolvimento teórico, aponta a dependência que o ser humano possui de outro.

Ele surge quando, por algum motivo, nos sentimos desconectados do mundo ao nosso redor. O sentimento de solidão pode surgir mesmo quando estamos com várias pessoas a nossa volta. Afinal, temos a sensação de não fazer parte de nada ou nenhum grupo, mesmo que isso não seja a verdade.

A perda da motivação, falta de disposição generalizada, constante vontade de evitar atividades sociais (isolamento) podem de fato estar relacionadas a um quadro de depressão. Mas sempre será fundamental a avaliação da sua situação por um profissional competente: seja com um psiquiatra e/ou um psicólogo.

Um nó no peito, sensação de abandono, incompreensão, deslocamento, incômodo. A solidão é muito mais do que permanecer sozinho num espaço determinado, por pouco ou muito tempo. É um estado de espírito que evidencia uma situação nada agradável para quem a vive e pode indicar problemas muito mais sérios.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz Ana Valente.