Qual país usou gás mostarda?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Durante a 1ª Guerra Mundial, a Alemanha, através do método de síntese Meyer-Clarke, foi capaz de produzir o gás mostarda em escala industrial e, portanto, utilizá-lo como arma química pela primeira vez na história. O primeiro alvo desta nova arma química foi a cidade belga de Ypres, em 12 de julho de 1917.

Cem anos atrás, o emprego de gases tóxicos já contava como crime de guerra. Ainda assim, numa batalha na Bélgica em abril de 1915, os soldados alemães foram os primeiros a recorrer a essa arma de destruição em massa.

O que é VX? Trata-se do mais potente agente químico de guerra conhecido - cerca de 100 vezes mais poderoso do que o gás sarin.

VX é um gás tóxico asfixiante extremamente poderoso. Desenvolvido pela Unidade Experimental de Defesa Química em Porton Down, Wiltshire, Inglaterra, no ano de 1952, o etil S-2-diisopropilaminoetilmetilfosfonotiolato, ou simplesmente VX, é 300 vezes mais forte que o fosgênio.

O Zyklon B, em forma de comprimido, se transformava em gás letal quando entrava em contato com o ar. Por ter ação rápida, foi escolhido para ser o instrumento de extermínio em massa em Auschwitz, e lá, no auge das deportações, até 6.000 judeus eram mortos diariamente por este gás.

A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

O gás mostarda foi sintetizado em 1860 por Frederick Guthrie, a partir da reação da reação entre etileno e SCl2. Guthrie notou os efeitos tóxicos da substância na sua própria pele.

As primeiras armas de fogo, ainda improvisadas, provavelmente surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século 9. Em tubos de bambu, essa mistura de salitre, enxofre e carvão vegetal, que explode em contato com o fogo, era usada para atirar pedras.

O gás mostarda, introduzido pelos germânicos em 1917, cobriam de bolhas a pele e afetavam olhos e pulmões, matando milhares. Estrategistas militares defendiam o uso de gás venenoso afirmando que reduzia a capacidade do inimigo de responder e em consequência salvavam vidas nas ofensivas.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais. Veja abaixo suas principais características.

A Tsar Bomb foi uma bomba de Hidrogênio, testada em 1961. Até hoje, é considerada a arma mais poderosa já feita na história da humanidade.

Os EUA destruíram cerca de 90% de seu estoque declarado, sendo que os anos de 2021/22 foram as datas-limite estipuladas para o término da destruição.

De acordo com as estimativas do Sipri, os Estados Unidos e a Rússia continuam sendo as maiores potências nucleares do mundo, com 3.708 e 4.477 ogivas, respectivamente, enquanto a China tem 350, França 290 e Grã-Bretanha 180.

A Rússia tem o maior arsenal nuclear do mundo, composto por 6.375 ogivas, segundo informações do portal "g1". Os Estados Unidos vêm em segundo lugar, com cerca de 5.800 ogivas, sendo o país com maior poderio nuclear entre os integrantes da Otan.

O míssil balístico intercontinental RSM-56 Bulava já foi testado e está pronto para ser usado. Ele tem capacidade para levar dez ogivas nucleares e pode atingir qualquer país da Europa e os Estados Unidos.