Qual país tem o Ensino Médio mais difícil?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

China. Nós temos um vestibular extremamente difícil. Muitos anos se passaram, mas o que aconteceu na escola parece que foi ontem.

Você sabia que a China é o país com o melhor nível de educação básica do mundo? Esse é o resultado do ranking que utiliza como critério as notas do PISA (Programme for International Student Assessment) realizado em 2018, considerando as médias das notas das provas de Leitura, Matemática e Ciências.

O Rio de Janeiro teve o pior resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2022 da Região Sudeste. O estado obteve índice 5,3, e ficou atrás de São Paulo com 6,1, Minas Gerais com 5,9, e Espírito Santo com 5,8.

Ele é um colégio particular que fica em Engenheiro Coelho, a 160 quilômetros de São Paulo. A escola é moradia para 1.510 alunos, sendo 90 do ensino médio, com menos de 18 anos que precisam, portanto, cumprir determinações mais duras em relação aos demais, que estão na faculdade.

Nível de rigidez: Pauleira
Pois na Shepherd Junior High School, na cidade de Mesa, nos EUA, isso é crime! Qualquer tipo de contato físico que dure mais de dois segundos, mesmo um abraço entre amigos, é uma falta grave passível não só de suspensão como de detenção!

Primeiro ano do ensino médio é a série com maior índice de reprovação e evasão.

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino.

Os assuntos indicados pelos entrevistados como sendo o de maior dificuldade são os seguintes: em matemática, equações elementares, conjuntos numéricos e análise combinatória; em física, cinemática, leis de Newton e dinâmica impulsiva; e em química, fisíca-química, química inorgânica e estequiometria.

Dos 64 países analisados, o Brasil ficou atrás apenas da Indonésia, que tem 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Em termos percentuais, o País é o décimo pior avaliado, atrás de Catar, Peru, Albânia, Argentina, Jordânia, Indonésia, Colômbia, Uruguai e Tunísia.

Na tabela geral, o Brasil está na 53ª posição. Entre as nações latino-americanas, superou a Argentina e a Colômbia. Está 19 pontos atrás do México, que ocupa o 49º lugar; a 26 pontos do Uruguai (47º), e a 38 pontos do Chile (45º). A avaliação foi realizada em 65 países, 34 deles da OCDE.

O Rio Grande do Norte registrou em 2021 a pior nota do ensino médio público do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com uma avaliação de 2,8 pontos.

"O terceiro ano do ensino médio talvez seja a geração mais prejudicada de todas. Qual a chance dela de recuperar se estiver em outro processo educacional? Nós temos a possibilidade de fazer um quarto ano, mas não é algo que vá fazer diferença numa escala. Mas realmente essa geração é mais complicada.

A melhor educação do Brasil é de Goiás: 1º lugar no Ideb | Educação em Todo Canto de Goiás | G1.

Pré-Escola Kekec, na Eslovênia – É possível girar os painéis controlando a luz e colorindo a fachada. A principal preocupação da escola britânica Hazelwoods foi construir um lugar onde seus alunos deficientes pudessem se movimentar com facilidade. Para tanto, foi construída uma parede sensorial para orientá-los.

A resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Ensino Fundamental, proíbe a reprovação no primeiro e segundo ano.

O 7.º ano é o mais difícil: 11,4% dos alunos ficam retidos ou desistem.

Na rede estadual há, desde 1984, o Ciclo Básico, que eliminou a reprovação entre a 1ª e a 2ª série. A deliberação ainda deverá ser regulamentada pelos sistemas de ensino -estadual, municipais e privado- e não estabelece prazo para que isso ocorra.

Pesquisa aponta que matemática é a matéria favorita dos alunos brasileiros.