Qual país tem mais míssil nuclear?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Rússia

A Rússia e os Estados Unidos têm, juntos, 89,7% das armas nucleares do mundo. No total, os 2 países concentram 11.527 ogivas nucleares, sendo 5.977 do governo russo e 5.550 do governo norte-americano, até fevereiro de 2022.

O ministério da Defesa da Rússia divulgou nesta 4ª feira (20. abr. 2022) um teste com um novo míssil balístico intercontinental. Segundo o presidente russo Vladimir Putin, o Sarmat, como é chamado, é o “mais poderoso” e pode derrotar “todos os sistemas antiaéreos modernos”.

Estados Unidos da América

Estados Unidos da América
Para você ter uma ideia, o país investe 760 bilhões de dólares no exército, enquanto que a China, o segundo país que mais investe, possui um orçamento de 230 bilhões. Os Estados Unidos também possuem a tecnologia mais avançada para combates e defesa atualmente.

Juntos, todos os países da Otan que têm armas nucleares possuem 6.065 ogivas, enquanto a Rússia tem 5.997.

O Brasil é um dos vários países que se recusam a possuir armas nucleares, sob os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mas possuem muitas das principais tecnologias necessárias para produzir esse tipo de arma.

Rússia vence Estados Unidos e tem maior arsenal nuclear do mundo; veja o ranking completo.

"A possibilidade sempre existe desde que inventaram as primeiras bombas nucleares. Só Rússia e EUA controlam, cada um, 7 mil bombas —isso é o suficiente para destruir toda a vida na Terra várias vezes", explica. "Quanto mais bombas existem, maior é o risco de ocorrer uma guerra nuclear.

O AV-TM 300 (sigla de: Míssil Tático de Cruzeiro) ou MTC-300 é um míssil de cruzeiro brasileiro que está em desenvolvimento pela Avibras para o sistema Astros 2020. É projetado para ser uma alternativa menos cara que o BGM-109 Tomahawk, com produção nacional.

1 – Mísseis balísticos Iskander
O alcance do sistema móvel de mísseis russo Iskander-M é de 400 quilômetros, sendo que cada míssil é capaz de portar ogivas de vários tipos com um peso de 700 quilos. O eventual desvio circular do míssil é mínimo: não ultrapassa 5 metros.

O BrahMos tem alcance de 300 a 500 km e pesa 3.000 kg ou 2.500 kg nas versões adaptadas para aviões. O artefato mede 8,4 metros de comprimento e possui um foguete de dois estágios e uma cabeça explosiva que varia de 200 kg a 300 kg.

Estima-se que até hoje nenhuma explosão em testes tenha superado a potência da "Bomba-Czar", da União Soviética, que foi lançada em 1961 com poder equivalente ao de 50 milhões de toneladas de dinamite (50 megatoneladas) — mais de 3 mil vezes mais potente que a lançada sobre Hiroshima.

Segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia, nos últimos anos o país passou a contar com 57 satélites militares, 109 misseis intercontinentais, 108 misseis balísticos para submarinos, 4 submarinos estratégicos da classe Borei, 7 outros submarinos modernos cujo modelo ainda não foi especificado, 161 ...

Os países mais perigosos do mundo em 2023. Países como Afeganistão, Iraque, Mali, Síria e Ucrânia estão classificados como alguns dos destinos mais perigosos para viagens de negócios e lazer do mundo, de acordo com o recente Travel Risk Map.

Além do Brasil, assinaram o instrumento União Europeia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Marrocos e Argentina. Na solenidade, o Brasil foi representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF).

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

A OTAN é a aliança mais forte do mundo.

Rússia teve mais de 100 mil soldados mortos ou feridos na guerra até o momento, dizem EUA | Mundo | Valor Econômico.

A explosão de armas nucleares potentes em grande quantidade seria capaz de jogar um alto volume de poeira, fuligem e partículas na atmosfera. Isso bloquearia a luz do sol por uma quantidade de tempo suficiente para que algumas plantas morram.

Hoje o preço é de US$ 20/kg.

Depois de 73 anos da bomba de Hiroshima, um estudo científico publicado na revista internacional Nature Food sustentou que Argentina e Austrália são os melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais.