Qual país tem mais calvice?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os 10 países onde mais homens sofrem de calvície situam-se na Europa e na América do Norte. Os checos são os mais atingidos. Segundo um estudo canadiano, 42,79 por cento dos homens da República Checa ficam carecas. Segue-se a Espanha (42,6%), a Alemanha (41,2%) e a França (39,24%).

Estima-se que no mundo todo existam 2 bilhões de pessoas calvas, sendo 90% do sexo masculino e 10% do sexo feminino. No Brasil, há 40 milhões com o problema, ou seja, pouco mais de 20% da população (nos anos 90 eram 27 milhões).

Seria genética, estilo de vida ou o quê? Bem, nenhuma pesquisa foi conclusiva quanto à causa verdadeira, mas li sobre o excesso de banho (pode acreditar!), excesso do uso de capacete e produtos para o cabelo, como gel, cera etc..

Arrancar fios de cabelo faz crescer mais no lugar, diz pesquisa. Ficar careca também pode trazer benefícios para a saúde do homem. Um estudo realizado em 2010 constatou que os homens que ficam calvos ainda jovens têm 45% menos probabilidade de serem vítimas de câncer de próstata.

A careca pode ajudar a combater o câncer
Um estudo em 2010 reparou que os homens que ficam calvos ainda jovens têm menos probabilidade de desenvolverem o câncer de próstata. Isto porque a perda de cabelo pode alterar os níveis de testosterona, inibindo o avanço da doença quando se fica mais velho.

A República Popular Chinesa presume contar com o número mais baixo de calvos do mundo algo que podemos observar em alguns dos famosos mais conhecidos do país asiático, como os atores Jackie Chan, Jet Li, Chow Yun Fat ou o desaparecido Bruce Lee.

“As mulheres asiáticas e italianas, em maioria, por questões de vaidade não aceitam a perda de pelos, que está associada ao envelhecimento e recorrem ao implante na região íntima. A queda dos fios na região acontece geralmente depois da menopausa”, explica a tricologista com especialização em implante capilar.

A distribuição de queratina também é diferente para os orientais. Nesse tipo de cabelo ela é distribuída uniformemente e em abundância, o que também ajuda a alisar os fios, dando também maior resistência ao calor, umidade, sol e etc. Pois é, o grande causador dos cabelos ultra-lisos e os olhos "puxados" é o clima frio.

O dia 14 de março é conhecido como o 'Dia mundial dos carecas', e o apresentador Alex Escobar não deixou a data passar em branco. Nas redes sociais, o jornalista da Globo brincou com a calvície e publicou uma foto da época quando tinha cabelo com uma legenda curiosa.

A predisposição genética é a causa mais comum da calvície masculina, também designada de alopecia androgenética.

Cerca de 12% dos homens ficam calvos até os 25. Aos 35 anos, 37% dos rapazes estão carecas.

“De lá [Eliseu] subiu a Betel; ao subir pelo caminho, uns rapazinhos que saíram da cidade zombaram dele, dizendo: 'Sobe, careca! Sobe, careca! '. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Iahweh.

Os 10 países onde mais homens sofrem de calvície situam-se na Europa e na América do Norte. Os checos são os mais atingidos. Segundo um estudo canadiano, 42,79 por cento dos homens da República Checa ficam carecas. Segue-se a Espanha (42,6%), a Alemanha (41,2%) e a França (39,24%).

Normalmente nas misturas usadas no fitness estão presentes compostos químicos, como a creatina e a DHEA, que podem elevar os níveis de testosterona. Por conseguinte, afetam a Dihidrotestosterona (DHT) e levam à perda do cabelo.

Use camisas com colarinho ou com gola em V. Os colarinhos arredondados podem acabar enfatizando demais a careca redonda. Use camisas com gola em V, que dão linhas nítidas e contrastam com a cabeça calva. Além disso, camisas de botão com gola e polo também enquadram bem a cabeça e fornecem linhas complementares.

Entretanto, existem métodos para retardar o problema. Aliás, se você já foi afetado pela queda, o implante capilar, como é popularmente conhecido o transplante capilar, é a única solução para acabar com a calvície de uma vez por todas.

A realização de atividade física como a musculação não promove a queda dos fios no couro cabeludo. A produção de hormônio masculino não depende da realização de musculação, e existe também o componente genético que determina a alopecia androgenética.

Não existe uma regra para todos os genes, mas nos homens por exemplo, a calvície é causada por uma uma substância conhecida por DHT que afina os fios. Segundo pesquisadores, se o pai ou a mãe tem calvície, há 50% de chance do filho ter também. Se os dois sofrem com o problema, há 75% de influência.