Qual país tem a energia mais limpa do mundo?

Perguntado por: scoutinho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Segundo o EcoWatch, a Islândia é o país dominador, com a maior produção de energia limpa por pessoa.

O Brasil encerrou 2022 na 3ª colocação no ranking mundial de geração renovável, mostra relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês). Conforme o levantamento, a capacidade instalada de energia limpa do País subiu de 161 GW para 175 GW no ano passado.

É o que aponta o levantamento publicado pela Agência Internacional de Energias Renováveis, IRENA. Com o feito inédito, o Brasil ultrapassou países como Holanda e Coreia do Sul e ancora a 8ª posição do estudo. A China é quem encabeça o ranking, seguida por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, Austrália e Itália.

Energia solar
A captação da luz do sol e a sua conversão em energia está em alta.

Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural
O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.

Na comparação entre 2013 e 2021, a participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira passou de 41,1% para 44,7%, alavancada pela ampliação dos parques eólicos e das usinas fotovoltaicas, conforme dados do Boletim Mensal de Energia, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia.

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica.

Quais são as principais fontes de energia limpa?

  • energia solar;
  • energia eólica;
  • energia hidráulica;
  • energia maremotriz;
  • energia geotérmica;
  • energia nuclear.

Usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa foram responsáveis por 92% do total de eletricidade produzida pelo país, maior porcentual dos últimos 10 anos. Atualmente, o Piauí possui o maior parque de energia eólica em operação na América Latina.

Desenvolver as fontes de energia limpa no país é fundamental para que, em um futuro próximo, a dependência de combustíveis fósseis e da energia elétrica, que depende sempre das chuvas, torne-se um risco mitigado, tendo soluções alternativas em mãos para serem rapidamente aplicadas.

O ranking é liderado pela China (392 GW), seguida pelos Estados Unidos (111 GW), Japão (78,8 GW), Alemanha (66,5 GW), Índia (62,8 GW), Austrália (26,7 GW), Itália (25 GW), Brasil (24 GW), Holanda (22,5 GW) e Coreia do Sul (20,9 GW).

No primeiro trimestre de 2021, o ranking dos maiores estados geradores por potência instalada estava assim: Minas Gerais: 1 GWp. São Paulo: 742 MWp. Rio Grande do Sul: 728 MWp.

Cerca de 85% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis. Utilizamos dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021, do Ministério de Minas e Energia e de dados mais atuais de 2022 das associações das empresas. A maior parte da fonte produzida no Brasil é hídrica produzida em usinas hidrelétricas.

Energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera. Entre as principais formas de produção, estão a energia hidrelétrica, gerada pela movimentação das águas, a eólica, produzida pelo vento, e a energia solar.

carvão

A queima de combustíveis fósseis é o maior contribuidor para o agravamento das mudanças climáticas. Entre eles, o carvão é o mais poluente, sendo o mais nocivo ao clima e à saúde das pessoas.

A China ocupa a primeira posição, com geração de 912 TWh, montante 2,3 vezes o do Canadá e 2,4 vezes o do Brasil. A potência instalada hidráulica brasileira é a terceira maior do mundo em 2011, com 82,5 GW, perdendo para a China (249 GW) e para os Estados Unidos (100,9 GW).

Quase metade de toda a energia usada no Brasil - mais de 80% no caso da energia elétrica - já vem de fontes renováveis, em comparação com as médias mundiais entre 15% e 27%.

O desenvolvimento é notado em diversas regiões do país e hoje temos três que se destacam:

  1. 1 – São Paulo. São Paulo lidera o ranking estadual de maiores produtores de energia solar no Brasil. ...
  2. 2 – Minas Gerais. Minas liderava o ranking até o início de 2023, posição que ocupava desde o ano de 2016. ...
  3. 3 – Rio Grande do Sul.