Qual país se usa lenço na cabeça?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Seu uso é difundido nos locais onde a maior parte de sua população é islâmica. O adereço pode ser opcional, porém, em alguns países, como o Irã, ele é obrigatório. No Irã, desde a revolução de 1979, o uso do hijab é compulsório para todas as mulheres, muçulmanas ou não.

Em árabe, a palavra "hijab" significa "cobertura". É um termo bastante popularizado no Ocidente para designar qualquer tipo de véu. Na verdade, o hijab é todo o véu que cobre a cabeça e o pescoço. Pode ser encontrado em diferentes cores e estampas.

Islã na França
Em 2004, a França proibiu o uso de hijab e outros símbolos religiosos visíveis nas escolas públicas por jovens em idade escolar.

Keffiyeh é o nome mais comum que se dá ao lenço que os árabes usam na cabeça. Sua origem remonta aos povos nômades da Península Arábica que usavam lenços para se proteger do sol e da areia.

Segundo os especialistas, a retirada do hijab não é um protesto contra o Islã –religião muçulmana– mas sim contra as leis que obrigam o uso do véu. “Não se trata delas argumentarem que querem um país secular [Estado laico] ou que não são muçulmanas.

A prática do hijab no Brasil pode atender ao propósito de busca por capital simbólico e respeito por parte das convertidas, em relação aos seus irmãos de fé imigrantes (Castro. (2013), The Construction of Muslim Identities in Contemporary Brazil.

Apenas o rosto da mulher fica de fora do véu. Ele pode ser decorado e estampado, porém costuma ser preto. Seu uso é tradicional no Irã e foi popularizado no Ocidente após a Revolução Islâmica. Atualmente também é utilizado em países como Líbano, Iraque, Bahrein e Arábia Saudita.

A primeira é uma espécie de touca, que cobre a cabeça de forma bem justa, e a segunda é um véu que veste sobre a primeira, cobrindo também o pescoço e frequentemente chegando até os ombros.

muçulmanas

Burca é uma peça do vestuário tradicional das mulheres muçulmanas, principalmente as afegãs, e que é caracterizada por cobrir todo o corpo, o cabelo e o rosto.

Em geral, o kufiyyah é feito de algodão, sendo branco e preto entre os beduínos, branco e vermelho entre os jordanianos (geralmente com cordões de algodão) e da Arábia Saudita, e branco imaculado entre os homens das cidades.

Chador, hijab, niqab, burca, jilbab . São vários os modelos de vestimentas que encobrem as formas do corpo feminino, os cabelos e até mesmo o rosto das muçulmanas.

Na maioria das vezes, elas decidem se devem usar um hijab na adolescência. Tudo depende muito da escola de pensamento islâmico em que a pessoa está inserida. Pode haver obrigatoriedade do uso da burca, como no caso do Talibã afegão, ou apenas o uso do véu, como ocorre na Turquia.

PARIS - O Conselho de Estado da França, principal tribunal administrativo do país, proibiu nesta terça-feira, 21, o uso das roupas de banho conhecidas como “burkini” – uma espécie de maiô que possui uma burca e cobre o corpo inteiro, exceto o rosto – nas piscinas públicas da cidade de Grenoble.

REFLETE A RELIGIÃO
A burca é mundialmente conhecida, principalmente por cobrir inteiramente o corpo das mulheres, a não ser por uma fina camada de véu colocada sobre os olhos. Essas vestimentas, para o Islã são a representação da vida religiosa pura das mulheres, que, por sua vez, devem expressar em público sua fé.

O keffiyeh é um lenço tradicional árabe usado na cabeça por homens. Atualmente espalhou-se e se tornou popular por todo o mundo, tanto pela praticidade como por ser um acessório da moda. O keffiyeh é feito tradicionalmente de algodão ou com algodão e lã. É basicamente um grande quadrado, de 1,5 a 2 metros em cada lado.