Qual país pertence Machu Picchu?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Peru

As ruínas de Machu Picchu estão situadas no interior do Peru, país da América do Sul, localizado entre a cordilheira dos Andes e a planície Amazônica. O sítio arqueológico de Machu Picchu tem como referência de localização a cidade de Cusco (Peru).

História de Machu Picchu
Machu Picchu é uma antiga cidade construída pelos incas no século XV no alto da Cordilheira dos Andes, na província peruana de Urubamba.

A história de Machu Picchu começa no século XV quando o imperador Inca Pachacútec mandou construir uma cidade toda de pedra no alto da montanha. Alguns historiadores acreditam que devido a forte religiosidade, própria do povo Inca, sua localização tinha como intuito uma proximidade com os deuses.

Afinal, qual é a melhor época para ir à Machu Picchu? Por ser uma região com muitas chuvas no verão, os melhores meses são entre maio e setembro, enquanto a temporada de seca ainda está em vigor. Quando chegar, escolha visitar Machu Picchu durante a tarde, que geralmente é menos movimentado que o período da manhã.

Águas Calientes

Machu Pichu fica a 160 km de Cusco, que é a porta de entrada e tem o aeroporto mais próximo para quem quer visitar o local. A cidade mais próxima, que fica a apenas 6 km chama-se Águas Calientes, situada praticamente no pé da montanha.

O motivo exato que foi abandonado pelos Incas, continua um mistério. A população Inca não deixou nada escrito, mantendo o propósito de Machu Picchu em debate. Ele se tornou popular têm 100 anos, depois que foi abandonado (por volta da época da invasão espanhola).

Para chegar ao Peru, o meio mais simples é o avião. A maior cidade próxima do sítio arqueológico é Cusco, mas não há voos diretos entre nenhuma cidade brasileira e ela. Portanto, é necessário primeiro voar até Lima, capital peruana, e de lá seguir em outro voo para Cusco.

religião politeísta

Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.

Faz parte do distrito de mesmo nome, na província de Urubamba, no Departamento de Cusco, no Peru. A cidade importante mais próxima é Cusco, atual capital regional e antiga capital dos incas, a 130 quilômetros dali.

Os conquistadores espanhóis não encontraram a cidadela
Entretanto, apesar de tamanha destruição por parte dos espanhóis, Machu Picchu permaneceu escondida por mais de 200 anos. Os incas acabaram abandonando sua cidadela sagrada menos de um século após sua construção, devido ao avanço dos colonizadores.

Os incas foram povos ameríndios, pré-colombianos, originários da região de Cusco, no Peru. Seu império foi muito importante, um dos mais desenvolvidos das Américas no período de sua existência, junto aos maias e astecas. Tinham uma sociedade dividida em classes e muito hierarquizada.

A cidadela inca de Machu Picchu, que data do século 15, é pelo menos 20 anos mais velha do que se pensava, segundo um estudo publicado no jornal científico Antiquity nesta terça-feira (3). O local, de acordo com a nova estimativa, foi ocupado entre os anos 1420 a 1530 d.C.

Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.

Estima-se que Machu Picchu tenha sido construída por volta de 1500 e tenha sido habitada pelos Incas por pelo menos 100 anos.

152 soles

O ingresso para entrar em Machu Picchu custa 152 soles e a melhor maneira de comprá-lo é fazendo isso pela internet com antecedência. Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente no site do governo do Peru. Há ainda uma opção de tarifa de meia entrada para estudantes, que é de 77 soles.

6 horas

Limite de permanência
Antes, o visitante podia ficar até 6 horas dentro da cidadela, dentro do turno escolhido. Hoje, o limite máximo de permanência é de: 4 horas para os visitantes que decidam percorrer apenas as ruínas de Machu Picchu. 6 horas para quem optar por fazer Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu.

A visita guiada em Machu Picchu dura 2 horas e 30 minutos em média. No total, uma visita ideal a Machu Picchu pode durar 3 horas e 30 minutos. Cada turista tem até 4 horas para visitar.

1,5 horas

Situado na Região de Cusco, às margens do Rio Vilcanota, entre altas montanhas, o povoado é conhecido como Águas Calientespor contar com um balneário de águas termais. Águas Calientes é muito movimentada por ser o ponto de acesso à Machu Picchu, que fica a 6 km de distância ou cerca de um 1,5 horas de caminhada.

PARA CHEGAR A MACHU PICCHU
Quem opera a rota dos trens é a Peru Rail. O tíquete saindo de Cusco para Águas Calientes – a estação de Machu Picchu – custa entre USD 60 e 482.

Quais aeroportos estão próximos de Machu Picchu? O aeroporto mais próximo é Cuzco Velazco Astete (CUZ) (75,85 km). KAYAK recomenda que você voe para Cuzco Velazco Astete.

Os quéchuas, os moradores da região na época, no século XV, construíram a linda cidade sagrada com projetos arquitetônicos resistentes aos sismos, muito frequentes na região. Tanto é que o país já passou por fortes terremotos e Machu Picchu continua de pé, sendo deteriorada apenas pelo tempo.