Qual país o Talibã tomou?

Perguntado por: epires . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O Talibã governou grande parte do Afeganistão, entre 1996 e 2001, com um governo extremamente autoritário que executava opositores e punia a população civil com amputações e açoitamentos públicos.

Naquela época, o Talibã, então liderado por Mohammed Omar, controlava 90% do Afeganistão, embora nunca tenha sido reconhecido como governo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os únicos países que reconheciam a autoridade dos talibãs eram Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Paquistão.

Há exatamente um ano, no dia 15 de agosto de 2021, o grupo ultraconservador Talibã retomou o controle político do Afeganistão. Essa volta ao poder só foi possível depois da retirada brusca dos militares dos Estados Unidos do país e da fuga do ex-presidente Ashraf Ghani para os Emirados Árabes Unidos.

7 de outubro de 2001 – 30 de agosto de 2021

Religiões: Islamismo: 99,7%; Outras: 0,3%.

Tudo começou em 2004, quando o exército paquistanês continuou a caça aos elementos da Al-Qaeda e do Talibã, a tensão degenerou em resistência armada das tribos locais na zona montanhosa do Waziristão (no Território federal das Áreas Tribais) província do Paquistão.

OBJETIVOS E AÇÕES DO GRUPO. Quando surgiu, o Talibã tinha como objetivo restaurar a paz e a segurança em um Afeganistão marcado pela guerra civil e pelas interferências estrangeiras. Mas não era só isso! O grupo também pretendia impor sua versão da Sharia, a lei islâmica.

De 1995 a 2001, o grupo Taliban comandou no Afeganistão um dos regimes fundamentalistas islâmicos mais radicais da história. Os homens foram obrigados a usar barba e as mulheres, proibidas de sair de casa sem a burca (traje que cobre todo o corpo, incluindo o rosto), freqüenar escolas e trabalhar.

O Talibã é uma organização fundamentalista islâmica que surgiu no Afeganistão. Governou o país de 1996 a 2001 e realizou inúmeras violações aos Direitos Humanos. O Talibã é uma organização fundamentalista sunita que surgiu no Afeganistão, em 1994, durante a Guerra Civil Afegã.

O conflito diminuiu, mas a violência, o medo e a privação continuam a deslocar os afegãos através das fronteiras, principalmente rumo ao Irã e Paquistão. 24 milhões de pessoas no Afeganistão e 5,7 milhões de pessoas afegãs em cinco países vizinhos estão em necessidade de assistência humanitária.

RISCOS DE DESASTRES NATURAIS : ALTO
O Afeganistão é altamente suscetível a desastres naturais comuns, como enchentes, terremotos, avalanches de neve, deslizamentos de terra e secas. Esses tipos de desastres acontecem no Afeganistão por conta de sua localização geográfica e décadas de degradação ambiental.

Talibã é um grupo fundamentalista que surgiu no Afeganistão, em 1994, durante a Guerra Civil Afegã. Governou o país entre 1996 e 2001 e retornou ao poder em 2021. O Talibã surgiu em 1994, durante a Guerra Civil Afegã, e governou o Afeganistão de maneira violenta por cinco anos.

Os talibãs surgiram como parte de grupos armados que lutavam contra a ocupação de dez anos da União Soviética. Com um inimigo comum, em meio à Guerra Fria, os Estados Unidos treinaram e deram equipamentos aos combatentes, chamados de Mujahedin.

As disposições do acordo incluem a retirada de todas as tropas americanas e da OTAN do Afeganistão, uma promessa do Talibã de impedir a Al-Qaeda de operar em áreas sob controle do Talibã e, conversas entre o eles com o governo afegão.

No entanto, ainda é um enigma como o Exército afegão, que oficialmente contava 300 mil soldados (incluindo a polícia nacional) e foi treinado e equipado pelos EUA durante todo esse tempo, pode ter se rendido tão rapidamente aos talibãs, com seus cerca de 80 mil combatentes e equipamentos de guerrilha.

O Afeganistão abriga uma quantidade expressiva de cobre, petróleo, ouro, urânio, carvão, lítio, gás natural, minério de ferro, pedras preciosas, gesso, mármore, chumbo, cromo, enxofre, talco e bauxita.

O Afeganistão está em uma crise humanitária aguda, impulsionada pela escalada rápida do conflito e agravada pela seca e COVID-19. A CARE começou a trabalhar em Afeganistão em 1961 e mantém operações contínuas no país desde 1989.

Pela primeira vez desde 2001, não há tropas americanas no país.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Bélgica, Portugal, Itália, Espanha, Grécia, República Tcheca, Polônia, Romênia, Canadá, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Croácia e Eslovênia também forneceram ajuda militar. Israel e Austrália, que não são membros da UE ou da Otan, mas atuam como aliados, também prometeram auxílio.