Qual país não pode usar Instagram?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 4 de abril de 2023
3.9 / 5 9 votos

Em 2014, depois de protestos da população contrários ao regime do país, o Instagram foi banido para todos os chineses. Agora, não é possível acessar legalmente a plataforma em nenhum lugar dentro da chamada “Muralha de fogo”, as áreas que são monitoradas pelo governo.

A China está na Internet intermitentemente desde maio de 1989; e de forma permanente desde 20 de abril de 1994. Em 2008, a China se tornou o país com a maior população na Internet do mundo e permanece assim desde então.

Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.

Os taoistas adoram toda a vida no universo e todas as coisas criadas pela natureza. Também crêem que o homem pode alcançar a imortalidade e converter-se em um ser celeste mediante a prática da austeridade.

Namoro na China – Tudo acontece muito rápido
É geralmente respondido com um casual “Ah sim, sim, uma coisa de cada vez” e uma mudança rápida de assunto. Na cultura asiática, no entanto, não é anormal esse tema surgir no primeiro encontro.

Irã, China e Vietnã são alguns dos países onde Facebook, Twitter e YouTube são proibidos. As redes socias se tornaram um importante canal de expressão em países onde os espaços destinados aos protestos sociais e políticos são reduzidos.

Não é difícil criar uma conta, mas é preciso se lembrar do fato de que o VK (antes chamado de VKontakte) segue a legislação russa, apresentando uma política de privacidade distinta de outras redes sociais do gênero.

KakaoTalk é um mensageiro sul-coreano que oferece recursos similares a outro apps de mensagens. Com cerca de 150 milhões de usuários, a plataforma ainda funciona como rede social, pois é possível encontrar outras pessoas ao buscar por nomes, números de contato ou endereços de e-mail.

Controle de redes sociais na China
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual). A China tem uma das políticas de controle de redes sociais mais rigorosas do mundo.

Os principais assuntos censurados são a democracia, os Protestos na Praça da Paz Celestial em 1989, Falun Gong, a independência do Tibete, a independência de Taiwan, a corrupção, violência policial, anarquismo, neonazismo, disparidade de renda, segurança alimentar, pornografia, além de meios de comunicação que publicam ...

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, perdendo apenas para a Índia: o país asiático conta com 82% de usuários ativos com linhas móveis (dados da Statista). Além disso, o comunicador instantâneo também é popular na Indonésia, Rússia e países da America Latina.

Existem alguns motivos que levam os norte-americanos a não utilizarem o WhatsApp. Um dos principais é a cultura do SMS. Grande parte da população dos EUA possui planos de telefonia móvel que abrangem SMS gratuitos, então eles já estão acostumados com a ferramenta que está disponível para todos os celulares.

Ao todo, são mais de 5 bilhões de usuários de internet ativos pelo mundo. Considerando somente os países da América Latina, o Brasil é líder absoluto no ranking, atrás ficam apenas o México com 96 milhões de usuários e a Argentina com 38 milhões de usuários de internet.

Há muitos deuses na mitologia chinesa, mas, essencialmente, foram três deuses que deram início à civilização: Nu Wa, Fu Xi e Shennong. Eles foram os sucessores de Panku, considerado o primeiro ser com consciência no universo, dono de um machado que dividiu o mundo entre céu e terra.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

Xintoísmo. A palavra 'Xintoísmo', a qual é geralmente traduzida com “o caminho dos deuses”, é escrita com dois caracteres chineses. O primeiro caractere, que é pronunciado como kami isoladamente, significa 'deus', 'divindade', ou 'poder divino', e o segundo caractere significa 'caminho' ou 'trilha'.