Qual país muda de dia primeiro?

Perguntado por: umello8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Para se ter uma noção, quando já é ano novo em Samoa e Kiribati, o Brasil ainda está com os relógios marcando 8 horas da manhã! Em contrapartida, o último lugar a comemorar o Ano Novo é o Havaí. Quando der meia-noite lá, serão 9h do dia 1º de janeiro no Brasil.

Entre as últimas regiões do mundo a receberem a virada do ano está a Samoa Americana, um território dos Estados Unidos localizado no Oceano Pacífico, cujo fuso horário é UTC-11.

Apenas uma hora depois de Kiribati e Samoa, a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, é a primeira metrópole a inaugurar o novo ano em todo o mundo.

Japão

O senhor Ciano e a dona Magenta deixaram Azulão dormir no laboratório do professor Apolônio porque ele queria observar as estrelas.

A chegada de um ano-novo é a oportunidade para renovação da esperança em todo o mundo. O ano de 2023 começou primeiro em países de quatro continentes: Oceania, Ásia, África e Europa. Entre eles, Austrália, Nova Zelândia, China, Japão, Iraque, Quênia, Egito e Rússia.

Ao menos sete países ao redor do mundo já celebraram a chegada do novo ano. Já é 2023 na Austrália, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Taiwan, China e Filipinas. Nova Zelândia foi o primeiro país a entrar em 2023.

Samoa Americana

Pois é isto que acontece na Samoa. Estas ilhas do Pacífico são o primeiro e último lugares habitados a entrar em 2023. Quando na cidade de Pago Pago, nas ilhas da Samoa Americana, for finalmente meia-noite, já as vizinhas ilhas do Estado Independente de Samoa estão há um dia em 2023.

Resumo sobre a Linha Internacional da Data
A Linha Internacional da Data (LID) se estende pelo Pacífico e corresponde ao meridiano de longitude 180°. Ela demarca a passagem do dia no calendário, indicando a mudança de data. Representa também o extremo leste e o extremo oeste dos hemisférios oriental e ocidental.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

O Réveillon ou Ano-Novo é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “acordar”, em referência à nova etapa de vida que se inicia.

A tradição chegou ao Brasil pelos africanos, e se popularizou como um rito de passagem cheios de boas energias, sendo realizado por muitas pessoas. Por fim, algo que muitas pessoas costumam fazer assim que o relógio bate meia-noite é dar um beijo de Ano Novo.

Resposta certa letra B Pois devido a diferença de longitude desses países em relação ao brasil,eles estão sempre na frente ,no calendário. Por exemplo,quando amanhece no japão,demora 12 horas para a terra girar o suficiente para o brasil ficar na mesma posição em relação ao sol.

Boa parte do mundo adotou o calendário gregoriano, estabelecido em 1582, que determina o Ano Novo no dia 1º de Janeiro. A Igreja Ortodoxa, contudo, que adota o calendário juliano, festeja o Ano Novo no dia 14 de janeiro. Há ainda outros calendários em uso no mundo que marcam o Ano Novo em outras datas.

Por causa do fuso horário, países da Oceania são os primeiros a comemorar a virado de ano. O ano novo já chegou em algumas partes do mundo. A Nova Zelândia, que está 16 horas à frente de Brasília, foi um dos primeiros locais a comemorar o início de 2023.

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite.

O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.