Qual país mais tomar banho?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro. Na Europa, os italianos estão em primeiro lugar nos banhos diários. Há ativistas que "fogem aos banhos diários", no entanto, a maioria dos especialistas diz que não há razões para resistir a entrar no chuveiro.

França

Então imagine sete! Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Onde menos se toma banho? No Reino Unido e na Turquia, praticamente, só metade da população faz isso todo dia. Na Alemanha e no Japão, também. Quem fica na lanterninha são os chineses: mais de 40% tomam banho uma vez por semana.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

São eles: Índia (100%), Alemanha (71%), Rússia e Suécia (ambos com 68%). Também foi possível observar que a adoção desses mesmos hábitos saudáveis aumenta com o passar dos anos. Entre 15 e 19 anos, pouco mais de 50% disseram se dedicar a eles, enquanto entre as pessoas acima de 60 anos, o número supera os 80%.

Islândia

A Islândia com certeza, está em primeiro lugar. Nesse território está contida a sociedade mais consciente e engajada quando o assunto é saúde e ecologia. É um país coberto com uma vegetação abundante e uma natureza espetacular. O ar foi considerado o mais puro do mundo.

EUA. Nos Estados Unidos, a população tem o costume de tomar menos de um banho por dia. Curiosamente, os homens têm o hábito de se banhar mais vezes, com sete chuveiradas por semana, contra seis das mulheres. Nos EUA, os homens tomam mais banhos do que as mulheres.

Embora a suposta necessidade de chuveiradas frequentes seja mesmo cultural, o corpo humano precisa de banhos para equilibrar as bactérias presentes no organismo e se livrar das impurezas (inclusive as causadas pela poluição), abrindo os poros e possibilitando que a pele respire.

Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

Nos Estados Unidos, é 1,2 vez. O brasileiro também é mais assíduo na higiene bucal. Escova-se os dentes três vezes por dia no Brasil, o dobro da média global.

Os japoneses tomam banho todas as noites antes de dormirem. O chuveiro e banheira, da maioria dos banheiros japoneses (provavelmente 99%) ficam no mesmo ambiente, mas são separados.

A Speedo apresentou esta terça-feira um fato de banho que cobre o corpo todo, o Speedo fastskin fsii, e é considerado pela marca o fato de banho mais rápido do mundo. Este fato sucede ao fastskin, que já foi utilizado por alguns atletas durante os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Atualmente, quase 70% dos brasileiros tomam dois banhos ao dia.