Qual país mais aplica pena de morte?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Países que mais aplicaram pena de morte

  • China: mais de mil execuções estimadas em 2021, segundo a Anistia Internacional;
  • Irã: ao menos 314 execuções.
  • Egito: ao menos 83.
  • Arábia Saudita: 65.
  • Síria: ao menos 24.
  • Somália: ao menos 21.
  • Iraque: ao menos 17.
  • Iêmen: ao menos 14.

Acredita-se que a sentença de prisão mais longa já decretada por um tribunal tenham sido os 141.078 anos de cárcere aplicados a Chamoy Thipyaso na Tailândia em 1989. Ela foi condenada por um esquema de pirâmide que defraudou 16 mil pessoas.

A pena de morte foi abolida na antiga RFA já em 1949, e em 1987 foi decidido na RDA remover esta forma de punição das leis penais, depois de não ter sido um meio de justiça criminal normal por muito tempo. Desde então, a prisão perpétua tem sido a pena mais severa prevista na lei alemã.

Dos 66 estados soberanos classificados como 'muito altos' na edição de 2020 do Índice de Desenvolvimento Humano (referindo-se a 2019), 12 aplicam a pena de morte: Singapura, Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Omã, Bielorrússia, Kuwait, Catar, Malásia e Taiwan.

Se considerarmos somente as penas máximas, a maior pena prevista no Código Penal é 30 anos, prevista para os seguintes crimes: – Homicídio qualificado, incluindo o feminicídio (art. 121, § 2º, do Código Penal).

Nossas Constituições republicanas de uma forma geral vetaram a possibilidade da pena capital (de morte), excetuando as duas Constituições outorgadas em ditaduras: a de 1937 (governo Vargas) e a de 1967 (ditadura militar).

Maníaco do Parque, condenado a 268 anos.
Ele foi preso em 1998 e, em 2002, foi condenado a 268 anos de prisão. No entanto, essa pena foi posteriormente reduzida para 121 anos.

A pena de morte é uma pena legal no Japão.
É aplicado na prática apenas para assassinatos, e as execuções são realizadas por enforcamento.

pena de morte

A aplicação da pena máxima prevista nas leis federais ... A pena de morte é uma pena legal nos Estados Unidos, atualmente usada por 29 estados, o governo federal e os militares. [1] Sua existência pode ser rastreada desde o início das colônias americanas.

A pena de morte, também chamada pena capital, é um processo pelo qual uma pessoa é morta como punição por um crime cometido. Mas não é qualquer tipo de morte. Ela precisa ser realizada pelo Estado após decisão judicial, que condena uma pessoa à sentença de morte.

O método de execução é por enforcamento, geralmente aplicado aos que se envolvem em assassinatos coletivos ou crimes hediondos, nos quais se enquadra o que ocorreu esta manhã em Nara e vitimou o ex-primeiro-ministro.

Atualmente, a pena de morte é um ato proibido e ilegal segundo o artigo 24º, nº 2, da Constituição Portuguesa.

É aplicada principalmente por assassinato e tráfico de drogas, e as execuções são realizadas por injeção letal ou fuzilamento.

Cada país que não aboliu a pena de morte tem legislação específica, mas os crimes que geralmente são passíveis a este tipo de punição são: homicídio qualificado, terrorismo, tráfico de drogas, espionagem, corrupção, adultério e homossexualidade.

Em um processo envolvendo a pena de morte, o preço médio é de US$ 396 mil, contra US$99 mil em um procedimento comum.