Qual país fornece gás ao Brasil?

Perguntado por: icarvalho2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Bolívia

desde 1999, o país latino americano que fornece gás para o Brasil é a Bolívia. Isto é possível graças ao Gasoduto Bolívia - Brasil, também chamado de Gasbol, que possui 3150 quilômetros de extensão.

Resumo: O texto analisa as razões de se importar gás natural boliviano. O emprego do carburante importado foi admitido como uma das formas para neutralizar a crise de energia elétrica que o Brasil vem atravessando desde os anos 1990, cujo ápice se deu com o "apagão" de 2001.

FALTAM GASODUTOS
“O motivo principal [para a alta reinjeção no país] é realmente o gargalo de infraestrutura, a falta de rotas de escoamento, de unidades de processamento de gás natural, além dos gasodutos de transporte.

O Brasil terá de aumentar importação de Gás Natural Liquefeito de Petróleo ( GNL) para fazer frente à redução da produção pela Petrobras. A medida terá impacto na tarifa de energia, já que o gás em estado líquido é usado em termelétricas.

A Petrobras foi a única empresa brasileira entre os 10 maiores produtores de petróleo e gás do país em maio, segundo o último relatório mensal da agência reguladora ANP. A última vez que isso aconteceu foi em março de 2020.

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

Por outro lado, as exportações brasileiras para a Rússia caíram 48% nos últimos 10 anos e somaram US$ 1,6 bilhão em 2021. O país é só o 36º comprador dos produtos brasileiros e consome, sobretudo, soja, carnes de frango e bovina, café, amendoim e açúcar brasileiro.

Segundo a agência de notícias Reuters, Putin afirmou a Bolsonaro que a Rússia vai cumprir os contratos de fornecimento de fertilizantes ao Brasil, mesmo com a guerra em curso. A Rússia é o principal fornecedor dos fertilizantes usados na agricultura brasileira.

O gás natural produzido no Brasil é predominantemente de origem associada ao petróleo e se destina a diversos mercados de consumo, sendo os principais, a geração de energia termelétrica e os segmentos industriais.

27% do gás foi importado da Bolívia e 4% foi importação de GNL. O contrato de importação com a Bolívia prevê o fornecimento de até 30 milhões de metros cúbicos. A produção de gás natural no Brasil em julho totalizou 115 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d) em 2017.

Ureia, petróleo cru, nafta e gás natural representam 98% da importação brasileira vinda da Nigéria atualmente.

estado do Rio de Janeiro

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) mostram que o Brasil é o 33º país em termos de reservas de gás natural. As principais reservas da commodity estão localizadas no mar e ficam no estado do Rio de Janeiro.

Rússia

Dados CIA apontam a Rússia como o país que detém a maior reserva do combustível no mundo, com 47,5 trilhões de metros cúbicos. Publicado em 9 de janeiro de 2014 às, 17h44. Última atualização em 13 de setembro de 2016 às, 16h32.

O Rio de Janeiro é o principal estado produtor de gás natural, respondendo por mais de 60% da produção nacional, fruto do acentuado crescimento nos últimos anos. A produção no estado de São Paulo também cresceu expressivamente e reponde hoje por 12% do total da produção.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Dados do MDIC (BRASIL, 2020). Das importações brasileiras de petróleo bruto em 2019, 33% foram provenientes da Arábia Saudita, 24% da Argélia, 15% da Nigéria, 5% do Iraque e 2% da Líbia.

Brasília - O Brasil sempre produziu mais gás natural do que comprou da Bolívia. Mas o combustível do país vizinho foi ganhando espaço no mercado brasileiro e atualmente o volume importado está próximo do produzido.

I – OFERTA MUNDIAL
Fora alguns países do Oriente Médio, as maiores reservas de gás natural encontram-se na Rússia, nos EUA, na Nigéria e na Argélia. A Bolívia detém o 29º e o Brasil o 40º maior volume.