Qual país foi conquistado por Napoleão?

Perguntado por: agil8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

- Países e regiões conquistadas: Espanha, Reino da Itália, Reino de Nápoles, Grão Ducado de Varsóvia, Córsega, Baviera, Confederação do Reno e Vestefália. - Estados independentes aliados: Reino de Portugal, Império Otomano, Sardenha e Sicília.

Conquista do poder
À frente do comando das tropas instaladas na Itália, Napoleão conseguiu vitórias muito importantes para seu país. Ele liderou os exércitos que derrotaram os austríacos e marchou com suas tropas para dentro da Áustria.

Em 18 de junho de 1815, Napoleão Bonaparte perdeu a batalha contra a Inglaterra e a Prússia, que usaram uma nova arma para a época. As potências europeias deportaram Napoleão 1º para Santa Helena.

Assim, em 1808, Napoleão decide invadir Portugal – que historicamente sempre teve fortes laços econômicos com os ingleses – obrigando que a corte portuguesa viesse para o Brasil e transferisse toda a estrutura para o Rio de Janeiro, o que acabou por acelerar o nosso processo de independência.

Napoleão instituiu o Código Comercial e o Código Penal. O equilíbrio interno conquistado possibilitou a Napoleão pôr em prática seu plano principal: fazer da França a maior potência do continente. Várias vitórias se seguiram e deram ao imperador o controle de quase toda e Europa central.

Assim, em 24 de junho de 1815, ele decidiu abdicar do trono pela segunda vez. Napoleão cogitou fugir para os Estados Unidos, mas seu plano fracassou porque os portos franceses estavam bloqueados por embarcações inglesas.

O objetivo principal de Napoleão era arruinar a economia da Inglaterra e possibilitar que a França expandisse seu mercado consumidor.

Já dizia Napoleão: “Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário

Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota. Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos.

Napoleão invade a Rússia
Em 24 de junho de 1812, após a recusa pelo Czar Alexander I do Sistema Continental proposto por Napoleão, o imperador francês invadiu a Rússia com seu Grande Armée (Grande Exército).

A partir de 1812 começou a série de derrotas que iria levar o Império à derrocada, principalmente com a fracassada campanha na Rússia. Para as batalhas neste país, Napoleão reuniu aproximadamente 614 mil homens.

Napoleão não aceitou as decisões inglesas e logo anunciou o plano de invadir a Inglaterra.

5 – O imperador da França era bem guloso. Gostava de comer com as mãos e adorava pratos banhados em gordura. No café da manhã, comia ovos fritos com azeitonas e pimenta. No almoço, devorava muita linguiça.

A tática da terra arrasada consistia nos russos abrirem caminho para os franceses avançarem, entretanto, tudo era destruído antes da chegada deles. O objetivo disso era não permitir que os franceses se apropriassem de nada. A tática deu certo, e o exército francês passou a sofrer com a falta de suprimentos.

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.