Qual país está em guerra com a Rússia?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A tensão entre a Rússia e Ucrânia vinha aumentando desde 2014, com a anexação da península da Crimeia por Moscou, a deflagração de conflitos separatistas na região de Donbass e a eleição do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, não-alinhado ao Kremlin, em 2019.

Mas a guerra na Ucrânia não é a única em andamento no mundo. Em 2022, pelo menos 28 países apresentam conflitos ativos ou algum combate armado, segundo levantamento do Projeto de Dados de Localização e Eventos de Conflitos Armados (Acled, na sigla em inglês).

A Rússia faz fronteira com os seguintes quatorze países, partindo do norte em sentido anti-horário: a Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), a Estónia, a Letónia (294 km), a Bielorrússia (959 km), a Lituânia (227 km), a Polónia (206 km), a Ucrânia (1576 km), a Geórgia (723 km), o Azerbaijão (284 km), o Cazaquistão ( ...

Além do Brasil, assinaram o instrumento União Europeia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Marrocos e Argentina. Na solenidade, o Brasil foi representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF).

Brasil e Rússia são integrantes do grupo BRICS. As relações russo-brasileiras são tradicionalmente próximas, caracterizadas por importante cooperação nos setores comercial, militar e tecnológico.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Além da guerra na Ucrânia: conheça outros conflitos do mundo

  • Síria.
  • Iêmen.
  • República Democrática do Congo.
  • Afeganistão.
  • Mianmar.
  • Haiti.

Segunda Guerra Mundial

O que foi a Segunda Guerra Mundial? A Segunda Guerra Mundial, travada entre 1939 e 1945, foi o maior e mais catastrófico conflito da história humana, tendo provocado milhões de mortes e a ruína de centenas de cidades. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado já travado em toda a história da humanidade.

"A decretação do Estado de Guerra depende da autorização da Casa Legislativa. A partir daí existem consequências de ordem normativa e de ordem institucional. A decretação de guerra necessita de decretação de Estado de Sítio, que depende de autorização do Congresso Nacional, e criação de mecanismos de fiscalização.

Os EUA foram o país mais poderoso em 2022, descrito como a 'economia mais dominante e com o maior poder militar do mundo' do total das 85 nações, seguidos pela China e Rússia. Um novo ranking dos países mais poderosos do mundo revela quais nações têm a maior influência, assim como poder político, econômico e militar.

a Rússia

Essa medição pode ser aplicada em qualquer superfície do planeta, sendo usualmente adotada para a medição das áreas de cidades, estados e países. Na atualidade, o maior país do mundo é a Rússia, que possui cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase o dobro do segundo maior país em território do mundo.

Principais aliados

  • OTAN.
  • Reino Unido.
  • Canadá
  • Austrália.
  • Israel.
  • Japão.
  • Coreia do Sul.
  • Taiwan.

Brasil e OTAN
O Brasil foi indicado como um aliado extra-OTAN em 2019 pelo então presidente norte-americano, Donald Trump. No entanto, esse status não garante que o Brasil será defendido pela entidade em caso de conflito e tampouco significa que nossas Forças Armadas podem ajudá-la em suas guerras.

Síria, Venezuela, Cuba e Nicarágua também se posicionaram como aliados de Vladimir Putin ao classificarem suas demandas no conflito e preocupações com a segurança nacional russa como legítimas em declarações públicas.

O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de: (...) II- declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.

De qualquer forma, o efetivo brasileiro é maior: o Brasil tem mais de 330 mil militares na ativa, enquanto a Venezuela tem em torno de 120 mil. No setor aéreo, os venezuelanos estariam à altura de enfrentar a Força Aérea Brasileira.