Qual país está em guerra agora?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

No Afeganistão, a luta contínua entre o Talibã e outras facções locais, após a evacuação das tropas dos EUA e da ONU, em 2021. Também há uma guerra civil na Etiópia, envolvendo uma sangrenta tensão entre partidos políticos conflitantes. Em ambos países, o número de baixas passa dos milhares em 2022.

Etiópia, Iêmen, Mianmar e Síria vivem confrontos armados que levaram à morte milhares de civis e forças militares.

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.

Também há conflitos envolvendo terroristas insurgentes – que lutam contra o poder estabelecido – em vários países africanos, como Mali, Nigéria, Somália, Sudão, República Democrática do Congo, entre outros. A mesma insurgência também pode ser vista no Iraque, em meio a agitação política após o fim da guerra com os EUA.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, iniciada no ano de 2022, marca o ponto de maior tensão entre os dois países. Há um conjunto de fatores que influenciam no conflito.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

O mais recente conflito é o de Mianmar, alvo de um golpe de Estado em 1º de fevereiro de 2021.

Mas a guerra na Ucrânia não é a única em andamento no mundo. Em 2022, pelo menos 28 países apresentam conflitos ativos ou algum combate armado, segundo levantamento do Projeto de Dados de Localização e Eventos de Conflitos Armados (Acled, na sigla em inglês).

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França.

Existe lugar no mundo onde nunca houve guerra? Só dois: o Polo Norte e a Antártida. E isso porque não têm população e não pertencem a nenhuma nação.

A Suécia e a Suíça são independentemente uma da outra famosas por suas neutralidades armadas, que mantiveram durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Os suíços e os suecos têm uma longa história de neutralidade: não estão em estado de guerra internacional desde 1815 e 1814, respectivamente.

A Guerra do Paraguai foi o pior conflito da história da América do Sul e responsável por, pelo menos, 300 mil mortos.

Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai foi o maior conflito da história da América do Sul, sendo responsável por, pelo menos, 300 mil mortos em seis anos de guerra. A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de 1864 a 1870 e colocou Brasil, Uruguai e Argentina como aliados contra o Paraguai.

Confira abaixo sete conflitos que nem sempre aparecem com proeminência no noticiário, mas que têm provocado sofrimento humano em grande escala.

  1. Etiópia. Reuters. ...
  2. Iêmen. EPA. ...
  3. Mianmar. EPA. ...
  4. Haiti. Reuters. ...
  5. Síria. Reuters. ...
  6. Militantes islâmicos na África. EPA. ...
  7. Afeganistão.
  • Afeganistão. Um dos conflitos mais marcantes deste século é a invasão dos Estados Unidos no Afeganistão, uma guerra que durou 20 anos. ...
  • Guerra do Iraque. ...
  • Invasão da Geórgia em 2008. ...
  • Segundo conflito da Chechênia. ...
  • Primeira invasão russa contra a Ucrânia: a anexação da Crimeia. ...
  • Nagorno-Karabakh.

1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945

Além do Brasil, assinaram o instrumento União Europeia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Marrocos e Argentina. Na solenidade, o Brasil foi representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF).

  • Belarus. Desde 1990, Belarus é um dos aliados mais leais da Rússia. ...
  • Cazaquistão. Para Putin, o Cazaquistão é “um dos aliados e parceiros estratégicos mais próximos da Rússia”, como afirmou em outubro de 2015, durante uma reunião com o movimento juvenil russo Nashi, fundado por ele. ...
  • China. ...
  • Armênia. ...
  • Hungria. ...
  • Sérvia. ...
  • Venezuela.

Desde que se torne necessário o emprego das forças armadas para a defesa do Estado, o Presidente da República declarará em todo o território nacional ou em parte dele o estado de guerra.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...