Qual país criou a sopa?

Perguntado por: eramos8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os alimentos, vegetais e pedaços de carne crua eram triturados em água, há registros arqueológicos de preparo de sopas entre os Anasazi da região do Four Corners (EUA) em cestos de palha vedados com betume, na Anatólia (Turquia) em potes de cerâmica, na Escócia em estômago de herbívoro (algo similar ao haggis de hoje).

QUEM DISSE QUE SOPA NÃO É JANTA? É janta sim.

Portugal

A origem do caldo verde
As receitas de caldo verde começaram a aparecer no século XV, do outro lado do oceano, em Portugal. O prato, originalmente uma sopa de couve-galega, acabou sendo espalhado pelos países em que o povo português passou. Por isso, o caldo criou raízes em terras brasileiras.

Alimento cultivado e consumido pelos índios, a mandioca foi o primeiro produto da terra que os portugueses conheceram. Essas tribos cultivavam mandioca e aprenderam a fazer pratos como tapioca e farofa. A mandioca também é moída e misturada com migalhas de pão, dando origem a farinha de rosca.

Pizza portuguesa. Essa é outra comida cujo nome engana. A pizza com presunto, ovo, cebola, ervilha e mussarela foi inventada no Brasil — e é um dos sabores mais pedidos em todo o país. Dizem que ela foi criada em uma padaria paulistana na qual trabalhavam imigrantes portugueses, por isso o nome.

Os portugueses foram os responsáveis por trazer ao Brasil a técnica e a combinação do cozido com carnes, que com o passar do tempo e evolução dos costumes, teve o nosso feijão acrescentado.

Feijoada teve origem no século XIX com base em cozido feito por portugueses. Ideia de que a refeição foi criada por escravos não é verdadeira. Costume de comer às quartas e sábados pode ter vindo de hotéis cariocas.

Caldinho é um prato tradicional da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.

As sopas são livres de gordura e ricas em proteína
Realmente, boa parte das receitas tem poucas calorias, visto que são feitas predominantemente com ingredientes leves.

As sopas são ótimas opções de refeições saudáveis para ajudar no emagrecimento, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais, melhorando o trânsito intestinal e o bom funcionamento do organismo, além de terem poucas calorias.

A palavra sopa vem do francês soupe (sopa, caldo) que, por sua vez, deriva do termo suppa (pão embebido em caldo) em Latim. Há uma versão que afirma que a sopa é um prato de origem sânscrita e que seu nome vem de su e po, que significam boa nutrição. As sopas nem sempre são servidas quentes.

Os caldos são pratos típicos da América do Sul, o de feijão, especificamente, tem sua origem no Peru, mas se popularizou por aqui, tanto como saída para os dias frios quanto como acompanhamento para pães e torradas.

Credita-se aos egípcios o desenvolvimento do processo de clarificação do caldo da cana e um açúcar de alta qualidade para a época. O açúcar era consumido por reis e nobres na Europa, que a adquiriam de mercadores monopolistas, que mantinham relações comerciais com o Oriente, a fonte de abastecimento do produto.

Os escravos foram os primeiros a tomar a bebida que restava nos tachos de rapadura, antes apenas fermentada. Foram também eles que começaram a destilar a mistura, então chamada de cachaça.

feijoada

A feijoada é tipicamente servida com arroz branco, couve-da-índia e fatias de laranja. Este prato é tão adorado pelos brasileiros que foi nomeado o prato nacional do país.

Pão

Pão. O alimento mais antigo do mundo. Os primeiros apareceram na Mesopotâmia há milhares de anos, quando a sedentarização das vidas levou ao cultivo dos cereais. Presente em nossas vidas desde sempre, o que nunca iríamos imaginar é que um fermento de 4,5 mil anos seria útil para assar um delicioso pão hoje.

A lista das melhores culinárias do mundo coloca a comida italiana em primeiro lugar. O posto foi conquistado considerando iguarias como o queijo parmigiano reggiano, o presunto cru, o risoto com funghi porcini e o pesto genovês.

Os pesquisadores consideram a sopa como o prato mais antigo do mundo. Assim que o homem pré-histórico conseguiu esquentar a água, descobriu que os alimentos, carne e boa parte dos alimentos cozidos nela, se tornavam mais macios e saborosos. Mas com o tempo as receitas e também as técnicas de preparação foram variando.