Qual país criou a salsa?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

A salsa surgiu nos anos 60, em Cuba. Ela foi caracterizada pela mistura de músicas caribenhas e teve influências do mambo, cha-cha-cha, rumba cubana, reggae e, até mesmo, do samba brasileiro.

A partir dos anos 70 a salsa chegou aos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, e logo foi disseminada por todo o país. Aos poucos o estilo cubano foi ganhando popularidade e se espalhou por outros países, inclusive pelo Brasil. No Brasil, a salsa foi propagada pelo bailarino Fernando Claumann.

salsa

Apesar da dança ser a mais conhecida, o ritmo salsa é originalmente apenas música. Surgiu logo após o início do século XVI, mas se popularizou apenas no século XIX.

salsa. Assim como a música, a dança salsa tem fortes origens no son cubano. Dizem que se dançava no final do século passado nos campos do oriente de Cuba, em pares soltos, com movimentos um tanto exagerados. Este estilo era denominado son Montuno, pois provinha dos campos.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Cali

Cali é já conhecida como a capital mundial da Salsa e este reconhecimento pelo governo colombiano, nas celebrações dos 486 anos do seu nascimento, encheu de alegria os caleños e de ritmo e festa as ruas da cidade.

Uma cidade de ritmo puro
Exatamente por isso, Cali distingue-se na Colômbia como a 'Capital da Rumba' e, no mundo, como a 'Capital da Salsa' porque a festa nas ruas e a dança são característicos.

Cali: A cidade da Salsa.

Por possuir propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de um alto teor de vitamina C, que contém propriedades antioxidantes, a salsinha fortalece o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados, entre outras.

E a razão mais importante de todas, a meu ver: a salsa é um ritmo muito alegre, festivo e empolgante. Suas músicas exaltam, principalmente, a alegria, a festa, a amizade, o amor e o prazer. Sentimentos valiosos que qualquer pessoa, independente de nacionalidade, região, idade, etnia ou crença, busca.

No Brasil, a salsa foi propagada pelo bailarino Fernando Claumann. No ano 2000 foi inaugurada a primeira companhia de salsa, que foi a responsável por criar o Encontro Nacional de Salsa e, desde então, a prática de dança só cresceu no país.

O tango e o folclore são os gêneros mais tradicionais, mas talvez a verdadeira música de todos os dias seja a cumbia.

Não podemos falar da salsa sem mencionar o gênero que constitui sua raiz: o son cubano. Este ritmo nasceu nos campos do oriente cubano na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e logicamente africana.

A seção rítmica primária de grupos de Salsa consiste de piano, bai- xo, conga, bongô, timbales, güiro32 , e / ou maracas e claves. A seção tripla dos metais inclui trompete, sax e trombone; dois trombones e flauta; dois trompetes e trombone, etc.