Qual país com mais pessoas obesas?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Espalhados ao redor do mundo, os sete países que, atualmente, têm mais pessoas com obesidade, segundo levantamento, são: Estados Unidos – 77.020.887. China – 66.469.734. Índia – 46.914.668.

Em 2022, 9% dessa população tinha índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30 kg/cm², o que configura obesidade. Já em 2023, esse percentual subiu para 17,1%. Atualmente, mais da metade da população brasileira (56,8%) está com excesso de peso, uma soma de pessoas com sobrepeso e com obesidade.

Até fevereiro, a egípcia Eman Abd El Aty, de 36 anos, era a mulher mais pesada do mundo. Ela pesava 500 kg, quando deixou Alexandria, no Egito, onde mora, rumo a um hospital em Mumbai, na Índia. De tão pesada, El Aty já não saía de casa havia mais de 25 anos, passando os dias deitada em uma cama.

o Japão

Com apenas 3,7% de obesidade entre a população adulta, o Japão é, de longe, a nação desenvolvida com taxas mais baixas.

De acordo com o relatório, 50,7% dos adultos chineses estão com sobrepeso, incluindo aqueles que são obesos. Em um país de 1,4 bilhão, isso equivale a mais de meio bilhão de pessoas – mais do que toda a população dos Estados Unidos.

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

Segundo os resultados do estudo, a obesidade ocorre com mais frequência na faixa etária de 55 a 64 anos e também entre as pessoas com menor escolaridade. Contudo, a maior alta no índice de obesidade foi registrada em duas faixas etárias: de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos.

Nos Estados Unidos, a prevalência de obesidade e obesidade mórbida aumentou cerca de 50 e 100%, respectivamente, em menos de 20 anos. Estima-se que nos Estados Unidos, cerca de 65% da população apresenta excesso de peso e 40% seja obesa .

Existem ainda outras duas categorias: super-obesos (obesidade grau IV), com IMC entre 50 e 59,9 Kg/m2 e os super super-obesos (obesidade grau V), IMC acima de 60 Kg/m2.

Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. A prevalência de excesso de peso aumenta com a idade e ultrapassa os 50% na faixa etária de 25 a 39 anos de idades.

Com 360 kg, mulher mais obesa do Brasil pergunta: "Será que vou morrer sem ir para a praia?" - Fotos - R7 Câmera Record.

O africano Iron Biby bateu o recorde mundial ao levantar 229 kg. O burquinês Iron Biby, proclamado o homem mais forte do mundo após levantar 229 kg, teve uma recepção triunfante ao regressar ao país africano na noite de segunda-feira, 20, confirmou a AFP.

Mulher mais gorda do Brasil pesa 360 quilos.

Na terra do sol nascente, estar acima do peso é ilegal. Mas qual é o motivo dessa decisão incomum? Em abril de 2008 , uma lei de obesidade direcionada entrou em vigor no Japão para prevenir insuficiência cardíaca, doenças cardiovasculares e diabetes.

A indicação oficial pelo governo japonês para uma gravidez saudável é ganhar entre 9 a 12 kg. Essa média é bem abaixo em comparação com outros países. Elas acabam lutando para ganhar menos peso para poderem voltar a sua compleição original o mais rápido possível.

A dieta japonesa é um tipo de dieta onde se deve fazer poucas refeições, consumir pequenas porções de alimentos, além de evitar laticínios, açúcar, alimentos gordurosos e industrializados.

Por que os chineses são mais magros? Além de por questões genéticas, a maioria dos especialistas destaca que a dieta equilibrada e baseada nos hábitos de saúde taoístas e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantêm essa população no peso ideal.

No livro "Por que as Chinesas Não Contam Calorias: Segredos de uma Gastronomia Milenar" (Fontanar, 2008), a autora Lorraine Clissold expõe tudo o que aprendeu com os chineses sobre hábitos alimentares durante os dez anos em que morou em Pequim.

3,9%

A Índia possui o menor número de obesos entre os países avaliados, apenas 3,9% dos adultos.