Qual Oxum vem chorando?

Perguntado por: amartins5 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Oxúm é o Orixá da beleza e da perfeição. Seu mundo é o mundo do que é belo e perfeito... Quando Oxúm deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela.

Chorava uma dor que carregava há tempos. Chorava por ser tão mal compreendido pelos filhos de Umbanda. Chorava por ninguém entender, que se ele era daquele jeito, protetor e austero, era porque em seu peito a chama da compaixão brilhava. E, se existe um Orixá leal, fiel e companheiro, esse Orixá é Ogum.

Os filhos de Oxum Òpàrà são versáteis e elegantes. As energias da senhora dos encantos influenciaram nesta semana na gentileza e espontaneidade. No trabalho, o momento é para aproveitar a influência de Oxum Òpàrá na gentileza e usá-la para cativar os colegas e a chefia a seu favor.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Sincretismo: Oxum Opará é representada por N. Sra. Aparecida (12 de outubro), santa milagrosa e padroeira do Brasil.

São muito emotivos
São conhecidos por serem chorões e dengosos. De forte sensibilidade, eles costumam ser muito carinhosos com seus amigos e familiares. Estão sempre preocupados com o bem-estar de todos. Buscam estar sempre acompanhado de pessoas de caráter e dá muito amor à quem gosta.

Faça seus pedidos a Pombagira Cigana da Estrada em nome de Oxum Opará.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Nesta época Opará era uma espécie de dama de companhia de Ypondá e sempre ficava aos pés de Ypondá. da Osun mais velha e correu para abaixar-se, Quando Ypondá fisgou-lhe as duas vistas e arrancou fora os olhos. Tornando-se então Opará cega.

lírios

Oxum é representada por uma bela jovem de cabelos longos que está às margens de rios e cachoeiras, penteando os cabelos e se enfeitando com lírios que colhe nas margens desses rios.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda. Seu nome deriva do rio Osun (ou Oxum) , que corre na Iorubalândia, região da Nigéria.

Filha de Iemanjá e Orunmilá (Ifá – o oráculo), Oxum teve três maridos: Ogum, Xangô e Oxosse, sendo que deste último gerou Logunedé que viveu seis meses com o pai, nas matas e seis meses com a mãe, nas águas doces.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

A Oferenda para Oxum
Também tem apreço pelo adum que é um alimento preparado com farinha de milho, mel de abelha e azeite doce.

OXUM - 21/6 a 21/7
Nos momentos a dois, não pode ter ausência de afeto. Combina com os filhos de: Nanã, Omulu e Oxóssi.