Qual ovo não tem salmonella?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole. Portanto, para garantir o máximo bem-estar da sua família, invista na qualidade de Naturovos.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

1%

Qual a chance de pegar salmonella no ovo? A infecção por salmonella, contaminam 1% dos ovos de galinha. Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

Em geral, a infecção causada pela Salmonella (salmonelose não tifoide) não precisa de internação ou de outras intervenções médicas. Nestes casos, o tratamento é feito em casa, por meio de repouso, ingestão de bastante água para manter hidratação e controlar os sintomas.

Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.

Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes).

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

No preparo do alimento, há quem ame comer ovo com a gema mole, mas será que essa prática causa riscos à saúde? De acordo com a nutricionista e personal chef Luana Rocha, sim. Isso acontece pois o ovo possui a salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar e pode causar morte.

De acordo com o diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura, o consumo do ovo cru é seguro. "No entanto, é importante o consumidor verificar a boa procedência do ovo que é consumido, desta forma ele não causará nenhum dano a sua saúde", explica.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Salmonela e sarampo foram os dois assuntos comentados pelo infectologista Caio Rosenthal também após o Bem Estar desta segunda-feira (13). Segundo o médico, tanto faz fritar ou cozinhar o frango ou o ovo, desde que eles não sejam consumidos crus. Ao ar livre, a salmonela não consegue se alimentar e sobrevive pouco.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

A Salmonella está dispersa no meio ambiente e pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos.

Os sintomas são náuseas, vômito, diarreia intensa, febre, dores na barriga e na cabeça. Em casos mais severos pode apresentar sangue nas fezes e desidratação. Os sintomas podem aparecer de 12 horas até 7 dias após a ingestão do alimento contaminado e podem durar de 1 a 3 semanas.

Ovo orgânico
Dentre os tipos de ovo da lista, o orgânico é provavelmente o mais saudável. Afinal, nesse caso a galinha é criada de maneira semelhante à da galinha caipira. A grande diferença é a alimentação, que é feita com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos.

O ovo de granja possui uma concentração de betacaroteno pelo menos cinco vezes menor do que no ovo caipira. O betacaroteno é um antioxidante importante na nossa alimentação diária, porque é convertido em vitamina A que, entre outras coisas, fortalece o sistema imunológico.

Fatores que realmente influenciam a qualidade do ovo
Apesar de a cor da casca não fazer nenhuma diferença na qualidade nutricional do ovo, as pesquisas indicam que os ovos caipiras, botados por galinhas que vivem soltas e são livres para tomar sol, contêm de 3 a 4 vezes mais vitamina D do que os ovos de granja.

O médico explica que a Salmonella typhimurium e a Salmonella enteritidis são os tipos mais patogênicos, ou seja, causam mais riscos à saúde.

Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.

As datas de início dos sintomas variaram de 21 de dezembro de 2021 a 28 de março de 2022. Crianças menores de 10 anos (89%) foram afetadas desproporcionalmente e as mulheres representaram 66% dos casos notificados. Em pelo menos 21 casos foram disponibilizadas informações sobre sintomas e gravidade.