Qual outro nome da batata yacon?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Sinonímias: Polymnia edulis Wedd.; Polymnia sonchifolia Poepp. Nomes populares: Yacón (Peru, Bolívia, Argentina), yacon, batata-diet (Brasil), aricoma (Bolívia), jiquima, yacuma (Equador), arboloco (Colômbia).

A batata yacon (Smallanthus sonchifolius) vem da Cordilheira dos Andes. Foi introduzida com sucesso no Brasil em 1994, por ser muito adaptável a diferentes condições de clima e solo. O interior do estado de São Paulo é o maior produtor nacional do tubérculo. Uma peculiaridade desta batata é seu alto valor nutricional.

Batata Yacon
Ela é parecida com a batata doce em sabor adocicado e aparência, mas é mais suculenta, semelhante à uma pera madura, por causa da pouca quantidade presente de amido. A Batata Yacon tem que ser consumida crua como se fosse uma fruta, mas também pode ser cozida ou assada.

A nutricionista diz que o consumo pode ser diário: um vegetal de tamanho médio ou duas colheres de sopa de farinha. Ela indica o alimento para adultos e crianças.

Rica em fibras alimentares e em prebióticos, a batata yacon tem sido apontada como uma aliada para a saúde intestinal, para prevenir doenças alérgicas e infecciosas e, principalmente, para quem tem diabetes.

O yacon é uma planta de origem andina, do gênero Polymnia, pertencente a família Asteraceae ou Compositae. Esta família abrange 19 espécies americanas, sendo o yacon a mais importante e com maior potencial para atrair o interesse mundial devido às propriedades funcionais e dietéticas desta cultura (ZARDINI, 1991).

Mesmo a batata yacon sendo saudável para diabéticos, nutricionistas pedem para não exagerar. Então, uma porção diária de no máximo 200 gramas de batata yacon é mais do que o suficiente para conseguir seus benefícios. Uma opção muito saudável e recomendada por profissionais de saúde é consumi-la crua.

vitamina C

Mas, de forma geral, conforme destaca Bruna, o yacon é rico em vitamina C, potássio e substâncias antioxidantes, como os compostos fenólicos. Possui baixas concentrações de cálcio, fósforo e ferro.

Conhecida como a batata do diabético, a yacon ajuda a controlar a doença. Isso só acontece por conta da inulina, fibra que não está presente nos outros tipos de batata e que atua na diminuição dos níveis de açúcar no sangue. A nutricionista também indica algumas receitas.

Para usufruir das propriedades funcionais do Yacon, deve-se incluir de 2 a 3 rodelas cruas, como se fosse uma fruta, especialmente, em pequenos lanches realizados no meio da manhã ou da tarde.

A inglesa, por sua vez, tem alto índice glicêmico e, por isso, faz a glicose e a insulina dispararem no sangue. “Em excesso, a insulina incentiva o armazenamento de gordura, sobretudo na região abdominal”, conta a especialista.

Cápsulas de Batata Yacon 60 Caps 500Mg - Rei Terra
Contribui para o aumento da sensibilidade à insulina, ajudando no controle da glicemia, do colesterol e na prevenção de diabetes tipo 2. Por ser rica em fibras, auxilia no bom funcionamento da flora intestinal.

Raiz tuberosa, formato similar ao da batata doce. Sabor semelhante a fruta pera. A cor da casca varia do marrom à uma tonalidade arroxeada, enquanto a parte comestível pode ser branca, amarela, laranja ou roxa.

A batata yacon pode não ser uma boa opção para quem tem a síndrome do intestino irritável. Ter cuidado ao consumir; Não é indicada para quem tem intolerância à frutose.

Como conservar batata

  1. Armazene-as em um local escuro e fresco: os raios UV do sol danificam o alimento e aceleram o processo de amadurecimento;
  2. Você pode colocar as suas em um saco de pano ou papel, por exemplo;
  3. Vale, além disso, deixá-las em um recipiente com tampa para que elas não fiquem em contato com o ar.

Os alimentos bons para os diabéticos
Aposte em brócolis, alface, pepino, espinafre, couve-flor, chuchu, vagem e muito mais.

  • Chocolate amargo. É composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite. ...
  • Frutas acompanhadas de fibras. ...
  • Sorvete caseiro. ...
  • Picolé de frutas sem açúcar. ...
  • Pera.