Qual osso não pode dar para cachorro?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Este tipo de osso para cachorro faz mal porque ele fica gelatinoso em contato com a saliva. Quando ingeridos, os pedaços podem grudar em órgãos internos, engasgar o pet e causar asfixia. Além disso, ele não é digerido pelo organismo do animal.

Os ossos naturais processados, como o osso defumado para cachorro, são os preferidos pela maioria dos tutores. Isto porque possuem fácil conservação e maior durabilidade, além de serem vendidos prontos para o consumo, em contrapartida aos não-processados.

Todos e qualquer osso natural deve ser oferecido cru ao cachorro, nunca cozido. Mas outro detalhe deve ser levado muito a sério: o tamanho do osso e da cabeça do animal. O osso oferecido deve ser maior que o tamanho da cabeça do cachorro.

Os ossos e carnes crus podem ser fonte de contaminação para os pets e podem prejudicar a saúde oral, inclusive, com quebras de dentes. Por isso, é fundamental levar em consideração os riscos e seguir orientações do médico-veterinário sobre os petiscos ideais.

De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal, o osso casco de boi pode ser perigoso para cães muito grandes. Isso porque, pode ser que consigam colocá-lo inteiro na boca, correndo o risco de engoli-lo, o que pode levar a lesões e obstruções gastrointestinais.

Segundo Jéssica, os ossos artificiais têm como desvantagem os corantes. Cães mais sensíveis podem apresentar sintomas como vômitos, diarréia e processos alérgicos. Os ossos de couro, industrializados e em diversos formatos, requerem mais atenção do tutor em relação ao consumo, pois eles tendem a amolecer.

Existe um mito que diz que alimentar um cachorro com ossos crus é contraproducente para a sua saúde. Isto está muito longe da realidade e é um mito do passado. Os ossos crus não são perigosos, além disso são completamente digeríveis.

Ossos porosos (peito bovino, joelho, escápula) são mais seguros para cães que roem agressivamente. Para estes, evite ossos muito rígidos, como fêmur e chifres de veados. Para esses cães muito ávidos, também se recomenda servir o osso algum tempo após a refeição para não roerem com fome.

Mesmo se tratando de ossos in natura , como fêmur bovino, ainda com carne, cartilagem e recheado de tutano, não são indicados para complementar a alimentação dos pets. Esse tipo de osso não deve ser mastigado e engolido, só serve para roer, porque ajuda na limpeza dos dentes e estimula os cães mentalmente.

Mas não é qualquer osso que pode ser dado aos cães. Os ossos cozidos, por exemplo, não são adequados, pois o processo de cozimento faz o osso ficar muito duro, podendo prejudicar desde os dentes e a gengiva dos cachorros, até danificar o trato gastrointestinal por perfuração.

Os ossos de frango, costela de boi e ossos de couro são os mais oferecidos aos animais, entretanto são os tipos mais perigosos para causar problemas, tais como: engasgos, obstrução parcial ou total de esôfago e perfurações de órgãos gastrointestinais, levando a infecções graves, podendo levar o animal até a morte.

Mas, afinal, o cachorro pode comer ovo? No caso do ovo, a única contraindicação é com relação ao alimento cru devido à possível contaminação por salmonella. Já o ovo cozido, por exemplo, é recomendado para os cachorros e é, inclusive, muito benéfico para a saúde deles.

São boas opções de ossos recreativos: joelho de boi, pé de porco, escápula, rabada bovina, mocotó, etc.

Isso representa um risco não apenas para o próprio cachorro, mas também para os tutores, visto que os humanos também podem se contaminar. Por isso, nunca ofereça ossos para cachorro de carne crua!

nunca ofereça ossos de porco ao seu cão. Depois de cozidos, eles ficam mais frágeis e podem lascar na boca do seu doguinho, podendo causar asfixia e danos aos órgãos internos; não dê bacon, presunto ou carnes processadas ao seu cãozinho. Além de serem ricos em gordura e sal, eles podem causar câncer e outras doenças.

Em geral, todos os cães gostam muito de roer ossos e outros objetos.

Por isso, a resposta é sim! Você pode oferecer pão para o seu cachorro (mas entre aspas). O pão é um alimento muito rico em carboidratos, o que é sinônimo de energia pura! Por isso, ele não irá oferecer muitos nutrientes ao seu pet, mas trará uma boa dose de energia.