Qual os órgãos onde o sangue venoso muda para arterial?

Perguntado por: obittencourt2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O sangue venoso segue a parte venosa da Grande circulação até atingir no coração a aurícula direita, o ventrículo direito, as artérias, arteríolas e capilares pulmonares. Nos alvéolos pulmonares o oxigênio do ar respirado, novamente por difusão, passa ao sangue, transformando-o em sangue arterial.

O sangue venoso segue a parte venosa da Grande circulação até atingir no coração a aurícula direita, o ventrículo direito, as artérias, arteríolas e capilares pulmonares. Nos alvéolos pulmonares o oxigênio do ar respirado, novamente por difusão, passa ao sangue, transformando-o em sangue arterial.

Caminho da circulação sanguínea
O sangue circula em apenas uma direção. O sangue arterial é oxigenado pelos pulmões e distribuído pelo coração para o corpo; o sangue venoso, rico em gás carbônico, retorna ao coração pela veia cava superior e pela veia cava inferior e chega ao átrio direito.

Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão.

O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.

Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.

Sistema circulatório: constituído pelas artérias, veias, capilares e o coração.

Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.

Artérias: As artérias são vasos que levam o sangue, a partir do coração, para os órgãos e tecidos do corpo. Nesses vasos, o sangue corre em alta pressão. As artérias ramificam-se em arteríolas. Capilares: São vasos sanguíneos muito delgados que garantem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo.

O circuito que leva sangue do coração para o pulmão e do pulmão novamente para o coração é denominado de circulação pulmonar. Já o circuito que leva sangue do coração para os tecidos do corpo e deste para o coração é denominado de circulação sistêmica.

Entenda o problema de Jennyffer
Ela ocorre quando uma membrana que separa os ventrículos esquerdo e direito do coração não existe, e o sangue arterial (oxigenado) e o venoso (rico em gás carbônico) se misturam. Por causa desse problema, o sangue passa em excesso para o pulmão, o que causa problemas respiratórios.

As veias são os vasos sanguíneos que trazem o sangue com menos oxigênio e mais gás carbônico dos tecidos e órgãos ao coração. As artérias são vasos que alimentam os tecidos com oxigênio e nutrientes, enquanto as veias drenam o sangue com o gás carbônico e substâncias produzidas pelo metabolismo das células.

O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.

Inicia-se no ventrículo esquerdo, passa por todos os órgãos e retorna ao átrio direito. Leva o sangue arterial para os órgãos e retorna ao coração com o sangue venoso. O ponto de partida da circulação sistêmica é do lado esquerdo.

O sangue venoso, que nesta etapa da circulação é pobre em oxigênio (ao contrário do que acontece na pequena circulação), retorna ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se no átrio direito.