Qual os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em?

Perguntado por: adias8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

De maneira geral, os órgãos que compõem o sistema digestório podem ser divididos em duas classes quanto ao seu papel na digestão: o trato gastrointestinal e os órgãos digestórios acessórios. O trato gastrointestinal é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

Histologicamente o tubo digestório é formado por 4 camadas, ou túnicas, principais: (1) uma camada mucosa interna, ao redor do lúmen, (2) uma camada submucosa, (3) uma camada muscular externa, e (4) uma camada adventícia ou serosa.

São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas. São glândulas exócrinas que produzem saliva (função digestiva, lubrificante e protetora). Existem três pares de glândulas salivares maiores: parótida, submandibular e sublingual.

A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processos mecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos.

O estômago é um órgão semelhante a um saco que contém os alimentos e começa a digeri-los secretando o suco gástrico. A comida e o suco gástrico são misturados e em seguida, despejados na primeira parte do intestino delgado, chamada duodeno.

Regula o metabolismo e o sistema imunológico; Promove a digestão de proteínas, carboidratos e lipídios dos alimentos e bebidas consumidos; Absorve líquidos e micronutrientes; Fornece uma barreira física e imunológica para microrganismos, corpos estranhos e antígenos consumidos com o alimento.

O intestino delgado é a maior parte do aparelho digestivo. Ele se estende desde o estômago (piloro) até o intestino grosso (ceco) e consiste em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

Os tipos de processos de digestão que os seres vivos apresentam podem ser intracelular ou extracelular. Nas esponjas e em seres unicelulares, como bactérias e protozoários, a digestão é intracelular. Já nos animais e em outros seres pluricelulares mais complexos, a digestão é extracelular.

Resumo sobre o sistema digestório
O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem também parte desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado.

Para fins de descrição, o intestino primitivo é dividido em três partes: Intestino anterior. Intestino médio. Intestino posterior.

São os órgãos anexos, portanto: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. Retomando o que foi dito anteriormente, esses órgãos são responsáveis pela produção de sucos e enzimas que auxiliam a quebra das substâncias alimentares e a formação do bolo alimentar em quimo, quilo e fezes.

São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal. Os órgãos desempenham funções específicas no nosso organismo.

Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Além disso, está ligado a glândulas que lançam sua secreção no interior do tubo digestório, são elas: glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

O sistema digestivo pode ser classificado como completo, quando o tubo digestivo apresenta duas aberturas (boca e ânus) e incompleto, quando existe apenas uma abertura no tubo.

O jejuno é a parte central do intestino delgado, entre o duodeno e o óleo. Nessa parte que se inicia a absorção, através das vilosidades intestinais, dos nutrientes dos alimentos.

Possui duas funções distintas: a função endócrina, responsável pela produção de insulina (hormônio que controla o nível de glicemia no sangue) e a função exócrina, responsável pela produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos.

O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. O órgão está localizado entre o extremo inferior da laringofaringe e se estende até a parte superior do estômago. Para ilustrar melhor, podemos dizer que o esôfago atravessa o pescoço e toda a região do tórax, terminando na parte superior do abdômen.

Atuando no sistema digestório, a bile tem como função contribuir com a absorção dos nutrientes e com a digestão de gorduras ingeridas na alimentação.