Qual os insetos têm esse tipo de esqueleto?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Exoesqueleto é uma estrutura de sustentação externa ou de revestimento, constituída por uma cutícula espessada e rígida presente em alguns animais, como insetos e crustáceos.

Diferentemente do nosso, o exoesqueleto, na realidade, é uma camada resistente que cobre o corpo de alguns invertebrados e não é formado por ossos. O tipo mais conhecido é aquele presente nos artrópodes, tais como aranhas, escorpiões e caranguejos.

Os animais que compõem o grupo dos insetos são: cigarras, borboletas, gafanhotos, percevejos, besouros, formigas, abelhas, libélulas, cupins, baratas, moscas, traças, pernilongos, pulgas, baratas.

O esqueleto pode ser dividido em duas partes: o esqueleto axial e o apendicular. No esqueleto axial, temos o crânio, o osso hioide, as vértebras, costelas e esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores, incluindo-se a cintura escapular e a pélvica.

Um exemplo de animal invertebrado é a formiga, que não possui ossos e cuja parte mais rígida é a externa. Estão no grupo dos animais invertebrados os artrópodes, os anelídeos, os cnidários, nematelmintos, platelmintos, moluscos e poríferos.

Como todos os insetos, as formigas possuem exoesqueletos feitos de quitina, um material resistente e flexível.

Como todos os outros insetos, elas têm o que chamamos de exoesqueleto. é um revestimento que fica na parte de fora e é muito duro em algumas partes do corpo. Ele parece uma armadura, como aquelas usadas pelos cavaleiros. Essa proteção serve para sustentar os músculos do bichinho e evitar a perda de água.

Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto. Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior.

Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes possuem esqueleto dentro do corpo, o endoesqueleto. E quase todos têm ossos de apatita, como nós. A exceção fica por conta de alguns peixes – como esturjões, tubarões e raias – que têm um esqueleto de outro material, a cartilagem.

Artrópodes

Os animais classificados como Artrópodes, possuem características em comum como, por exemplo, patas articuladas e exoesqueleto quitinoso (esqueleto externo). Alguns Artrópodes são: besouro, aranha, caranguejo e lacraia. Exemplos de Artrópodes (insetos e aracnídeos).

Exoesqueleto é um esqueleto externo que sustenta e protege alguns animais. Exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessa presente em alguns seres vivos, com a função de sustentação externa, proteção, ponto de apoio a músculos e revestimento.

Os insetos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes.

Vários grupos de animais podem ser agrupados nos invertebrados. Existem aproximadamente 33 filos diferentes desse tipo de animal, porém, normalmente, apenas oito desses são referenciados nos livros didáticos, sendo eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.

O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular.

Nematóides, anelídeos e celenterados são animais que possuem esqueleto hidrostático. Às vezes a sustentação do corpo pode ser dada por estruturas rígidas externas ao corpo do animal.

Dentre a infinidade de animais desse filo, podemos citar as borboletas, baratas, aranhas, escorpiões, moscas, centopeias, libélulas e lagostas. Esses animais apresentam características muito importantes para seu sucesso adaptativo.

Os animais invertebrados pertencem ao Reino Animal e são caracterizados pela ausência de coluna vertebral e crânio. Fazem parte desse grupo as borboletas, as formigas, os vermes, as minhocas, os ouriços do mar, as esponjas, entre outros animais.

VERTEBRADOS

OS ANIMAIS VERTEBRADOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM OSSOS, FORMANDO A COLUNA VERTEBRAL E O ESQUELETO. ESSA ESTRUTURA AJUDA A PROTEGER OS ÓRGÃOS E PERMITE QUE ESSES ANIMAIS SEJAM MAIORES. ELES SÃO DIVIDIDOS EM CINCO GRUPOS: PEIXES, RÉPTEIS, ANFÍBIOS, AVES E MAMÍFEROS.