Qual os deuses que os moabitas adoravam?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Em suma, representa-se a Quemos, a exemplo de YHWH, como agindo na história de seu povo. Tal percepção da divindade define-se como monolatria ou henoteísmo, pois indica a adoração de um deus nacional sem rejeitar a existência de outras divindades.

Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.

também entregará ele [Deus] os moabitas nas vossas mãos. E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.

Significado de Moabita
substantivo masculino e feminino Natural ou habitante da terra de Moab do séc. XIII ao séc. VI a.C.A região de Moab ficava ao leste do baixo rio Jordão e do mar Morto. Os moabitas eram semitas relacionados com os hebreus.

Para agradá-las, ele acabou adorando a falsos deuses. Entre essas divindades estava Milcom (ou Moloque), o deus nacional dos amonitas (1 Reis 11:1-33).

Da destruição, guerras e conflitos, só sobraram vivos Ló e suas duas filhas. Essas duas filhas ainda não eram crentes a Deus e acabaram cometendo o pecado de embebedarem seu pai para terem relações com ele e assim engravidarem.

Moabe: significa "de seu pai" em hebraico.

Moabitas. Segundo a Bíblia, tanto os Amonitas quanto os Moabitas são descendentes de Ló. Ambas tiveram uma relação incestuosa com o pai nascendo os filhos: Moabe e Ben-Ami.

Isaías 15–16 contém profecias sobre Moabe. O país recebeu o nome de Moabe, que foi o filho da filha mais velha de Ló (ver Gênesis 19:37) e que se estabeleceu naquele país com sua família.

Joabe era filho de Zeruia, e irmão de Abisai e Asael. Portanto, Joabe era também sobrinho de Davi, pois Zeruia era meia irmã de Davi (2 Samuel 2:18). A Bíblia não diz nada a respeito do pai de Joabe, exceto que ele estava enterrado em Belém (2 Samuel 2:32). O nome Joabe significa “Javé é Pai”.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Durante séculos, os moabitas e amonitas foram inimigos dos israelitas, a nação escolhida e guiada especialmente por Deus. Vários dos profetas do Antigo Testamento citaram os moabitas e amonitas, quase sempre em mensagens de julgamento e castigo por causa dos pecados desses povos.

As Vitórias Militares de Davi
2 Davi derrotou também os moabitas. Ele os fez deitar-se no chão e mandou que os medissem com uma corda; os moabitas que ficavam dentro das duas primeiras medidas da corda eram mortos, mas os que ficavam dentro da terceira eram poupados.

A noção de Quemos como o patrono da terra de Moabe emerge na declaração de que esta divindade abandonara a terra aos inimigos de Moabe. Embora de forma implícita, a noção subjacente é de que a terra era uma dádiva da divindade ao seu povo.

elohim. Rute escolheu Elohim em vez dos deuses do seu povo. Ela então escolheu ajudar sua sogra, Naomi, em vez de correr para casa. Deus a recompensou com amor e proteção como resultado.

A Relação Israel e Moabe
Sua próxima aparição é exatamente uma narrativa onde um rei moabita demanda o fruto das colheitas de Israel e é morto por uma espada.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.

Quando Messa, rei de Moabe, percebeu que a batalha contra Israel e Judá estava sendo perdida, ele sacrificou seu filho sobre o muro da cidade de Quir-Haresete. Tal prática teve um efeito psicológico nos soldados de Israel e Judá que abandonaram a batalha (2 Reis 3:26-27).

profeta Samuel

O Livro de Rute apresenta uma história ambientada no tempo dos Juízes (cf. Rt 1,1 – entre os séculos XII-XI a.E.C). A Tradição Judaica por intermédio do Talmud (Baba Bathra, 14), atribui a autoria do livro de Rute ao juiz e profeta Samuel, mas na realidade a autoria é desconhecida.

Os amonitas insultam os mensageiros de Davi e planejam guerra contra Israel — Davi derrota os amonitas e os sírios.

Saul

1Samuel - 11.1-15; 12.1-25 - Saul vence os amonitas e Samuel se despede de suas funções - Através da Bíblia - RTM Brasil. Episódio com o tema "Saul vence os amonitas e Samuel se despede de suas funções".