Qual os bichos de Iansã?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.

Conta-se, também, que quando Iansã se transformou em Orixá, ela apareceu para Oxum em forma de borboleta em tons de rosa, representando a transformação, o renascimento e a liberdade de ir e vir.

Sansevieria Trifasciata

São muitos os nomes dados a “Sansevieria Trifasciata” – língua-de-sogra, rabo-de-lagarto, espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara, espada-de-ogum, espada-de-iansã (quando bicolor). Ela é uma planta herbácea, tóxica e de origem africana.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Orações para Iansã
"Ó gloriosa Mãe Guerreira, dona das tempestades, Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz.

Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege! Iansã é sincretizada na fé cristã como Santa Bárbara, na mitologia romana pode ser vista como Juno e na mitologia grega às vezes a leem como Hera.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

As filhas e os filhos de Iansã
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.

Quartzo Rosa

Iansã: Quartzo Rosa - Um pouco sobre o Quartzo Rosa: Esta pedra está ligada ao coração, ao chakra cardíaco. Tem o poder de regular o lado emocional; incentiva grandemente os romances.

Neste domingo, 4 de dezembro, as comunidades religiosas de matriz africana comemoram em Canoas, pela primeira vez, o dia da orixá Oyá, ou Iansã.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Ela é uma mulher que vai à luta e não tem medo de julgamentos. Apesar de se apaixonar com frequência e se entregar completamente ao amor quando o encontra, a Orixá é bastante fiel aos seus relacionamentos. As histórias da Umbanda contam que sua grande paixão foi Xangô.

Reza à lenda que a transformação de Iansã em borboleta nasce do medo do temperamento de Xangô, e por conta disso procurou seu amigo Exu que a concedeu o poder de mutação em borboleta, toda vez que tivesse medo. Ela também apresentava outra transformação da fauna que era a magia de se transformar em búfalo, em segredo.

Filhos e filhas de Iansã parecem que têm um comichão invisível, uma vontade irrefreável de fazer algo, de fazer mais, de criar. Não ficam 'de boa' quase nunca… Inteligentes, altruístas e vaidosos. Sua presença é sempre notada, pois sempre se destacam por algo diferente ou por trazerem uma novidade.