Qual os benefícios da planta Didal?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Antioxidante, antitumoral, antiúlcera gástrica. Indicação terapêutica: Úlcera gástrica, gastrite, ferimentos, inflamação do útero, transtornos da vesícula biliar, emagrecimento, urticária.

Conhecida vulgarmente como pacari, dedaleiro, dedal, mangava-brava, amarelinho, candeia-de-caju, copinho e louro-da-serra, a Lafoensia pacari A. St. -Hil. é uma planta de porte arbóreo, pertencente à família Lythraceae.

Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças.. Entre suas Principais propriedades se encontram suas ações:Tônica; Fungicida; Vermífuga; Estimulante; Estomáquica; Hemostática.

4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

  • 1.1 Quebra-pedra.
  • 1.2 Chá de Java.
  • 1.3 Cominho preto.
  • 1.4 Chá verde.

Características Morfológicas: Com altura média entre dez e 18 metros, esta árvore é bem discreta. Tem troncos que giram em torno de 30 a 60 centímetros de diâmetro, com folhas simples, foscas, pecioladas (haste que une a folha à bainha ou ao ramo) ou sésseis (diretamente inserido, sem haste de sustentação).

A garrafada desta coleção é constituída por uma combinação de plantas medicinais e indicada para inflamação, câncer, mioma, cistos e regular a menstruação. Em seu rótulo o modo de uso informa a dosagem para adultos de um cálice após o café da manhã e outro após o jantar.

Uso medicinal da dedaleira
A digitalina é uma substância extraída de suas folhas ou de suas flores, e é destinada ao tratamento de cardiopatias como, por exemplo, insuficiência cardíaca e até mesmo casos de arritmia. Mas apesar de ser uma planta medicinal, ela pode ser altamente tóxica quando mal administrada.

“Garrafadas” são combinações de plantas medicinais, podendo conter ainda produtos de origem animal ou mineral, e que têm como veículo aguardente ou vinho. Trata-se de uma preparação típica da medicina popular, utilizada no tratamento de enfermidades diversas.

O decocto e o infuso preparados a partir da casca de barbatimão têm sido utilizados na medicina popular para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, cicatrização de feridas, como anti-inflamatório, antimicrobiano e antioxidante.

Croton urucurana, conhecido como sangra d'água ou sangue de dragão, possui propriedades anti-hemorrágica, anti-inflamató- ria, antisséptica, antiviral e cicatrizante.

O chá é popularmente usado em Mato Grosso para o tratamento de doenças no fígado e diabetes. Uma pesquisa avaliou que o alto consumo do chá feito à base da planta 'Lixeira' pode causar danos à saúde.

O Pau Tenente, ou Quassia amara, é utilizada na região da Amazônia para tratar malária, também como inseticida. Além de auxiliar nos casos de distúrbios gastrointestinais, parasitas intestinais, colesterol, diabetes, disfunções no fígado, auxiliar do emagrecimento.

Ginseng

Catuaba: age como estimulante energético e afrodisíaco. Cansaço, falta de memória, esgotamento mental, nervosismo e fadiga podem melhorar com o uso da planta. Ginseng: atua como afrodisíaco natural. Também funciona como anti-inflamatório, diurético e estimulante.

Bremek (Acanthaceae) é uma espécie vegetal amplamente utilizada pela população do estado do Amazonas devido às suas propriedades medicinais antiinflamatórias. É conhecida popularmente como “sara-tudo” e suas folhas são utilizadas em decoctos, infusões e macerações.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.

Digitalis purpurea

A garrafada é feita curtindo-se a entrecasca seca no vinho branco ou na cachaça e, a tintura, curtindo-se a entrecasca seca no álcool de cereais. A pomada de pacari pode ser feita com as folhas secas ou com a entrecasca seca.

A canela, a erva-doce e a erva de mostarda são três alimentos naturalmente anti-inflamatórios. Portanto, o chá feito dessa mistura é também excelente no combate e prevenção de inflamações.

Anti-inflamatório natural: 5 plantas que desempenham essa função

  • 1.1 Pequi.
  • 1.2 Posidonia oceanica.
  • 1.3 Acácia-branca.
  • 1.4 Copaíba.
  • 1.5 Sabugueiro.

Indicada para combater diversos tipos de bactérias, a penicilina é comumente usada em casos de: infecção de garganta (faringite, amigdalite); ouvido (otite);