Qual os benefícios da geléia de mocotó?

Perguntado por: aresende5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Sabia que a geléia de mocotó é rica em vitaminas antioxidantes? Pois é! Então, além de dar uma forcinha pra quem quer deixar a pele linda, mantém o corpo jovem. Além disso, vem com bastante minerais, como o zinco.

Vilã dos diabéticos
Como já dissemos, a geleia de mocotó engorda se consumida em excesso. E se você é diabético, deve tomar ainda mais cuidado. Seu objetivo é sempre controlar o índice glicêmico e por isso deve evitar o consumo desse produto.

A geléia de mocotó é rica em colágeno, uma proteína com importantes funções no corpo humano e sua ausência pode acarretar em problemas na formação óssea, muscular, inflamações nas articulações, doenças de pele e problemas com o crescimento.

Benefícios da geleia de mocotó pra saúde
Sabia que a geléia de mocotó é rica em vitaminas antioxidantes? Pois é! Então, além de dar uma forcinha pra quem quer deixar a pele linda, mantém o corpo jovem. Além disso, vem com bastante minerais, como o zinco.

Segundo a nutricionista Sheila Basso, as geleias são saudáveis e boas alternativas, porém, é importante estar atento ao consumo: "Geleia de frutas tem um bom teor de antioxidantes, como polifenois, antocianinas e carotenoides, porém a adição de açúcar faz com que o seu consumo não deva ser exagerado.

A geléia de mocotó é fonte energia além de ser fonte de vitaminas antioxidantes que previnem o envelhecimento e doenças como câncer, sendo elas a vitamina A, D, E e K. O mocotó ainda apresenta em sua constituição o zinco, mineral que apresenta ação no desenvolvimento e melhoramento do sistema nervoso central.

“A geleia de mocotó industrializada vendida em mercados e empórios é feita a partir de ossos, peles e tendões de bois e porcos que são triturados e tratados com produtos químicos. Essa mistura é fervida para liberar o colágeno, para dar origem à gelatina.

“O prato deve ser consumido com parcimônia por pessoas que têm taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos e por quem tem excesso de peso. O mocotó tem grande quantidade de gordura”, explica.

A especialista alerta, no entanto, que, apesar de todos os seus benefícios, a geleia deve ser consumida moderadamente. - Para praticantes de exercícios físicos, elas são excelentes, pois são facilmente assimilados e absorvidos pelo organismo, fornecendo a energia necessária.

Com isso, para quem deseja emagrecer ou pelo menos não quer engordar, o ideal é comer o caldo de mocotó com moderação, tomando cuidado para não exagerar nas porções, pois em excesso, assim como qualquer alimento, o caldo de mocotó engorda.

A cartilagem do osso do frango tem cerca de 90% de proteínas, das quais 35% são colágeno. Pé de galinha: assim como o mocotó do boi, os pés de galinha concentram uma boa quantidade de colágeno, podendo ser usado em sopas.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

A Geleia de Mocotó Sabor Morango Predilecta pode ser consumida em lanches ou como sobremesa após o almoço e/ou jantar.

7 alimentos ricos em colágeno

  • Caldo de mocotó;
  • Frango;
  • Ovos;
  • Castanha;
  • Feijão;
  • Alho;
  • Frutas cítricas e vermelhas. Incluir estes alimentos na sua dieta pode fazer uma grande diferença junto com um tratamento adequado. Ficou curiosa? Agende sua consulta e saiba mais!

Ainda que extremamente ricas e benéficas para o nosso organismo, as geleias de frutas vermelhas devem ser consumidas de forma moderada e com bastante atenção a quantidade de açúcar presente na composição: "A recomendação de consumo não deve ultrapassar uma colher de sobremesa e não é ideal consumir todos os dias", ...

Por isso, as geleias de frutas se tornam boas aliadas, já que são ricas em substâncias como a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, agentes antioxidantes, responsáveis por prevenirem o envelhecimento precoce das células e diminuir os riscos das doenças cardiovasculares.