Qual os benefícios da folha da Siriguela?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Muitos dizem que a planta é diurética, cicatrizante e anti-inflamatória, além de ter o potencial de melhorar as funções gastrointestinais e reduzir as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.

A seriguela é uma fruta pouco calórica: 100 gramas da polpa tem cerca de 80 calorias, ou seja, ela é ideal para quem faz dieta de emagrecimento. Ela é rica em antioxidantes, substâncias que atuam contra os radicais livres no nosso organismo.

Possuem ainda compostos fenólicos, agindo como antioxidante, auxiliando na redução de morbidades causadas por doenças crônicas. Devem ser consumidos com a casca, pois estas apresentam maior teor de vitamina C, fibra, ferro e zinco, além de auxiliarem na absorção de ferro pelo organismo.

Por ser doce, a seriguela é rica em carboidratos, que são fonte de energia para as atividades cotidianas. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas e que estão em dietas de emagrecimento.

A seriguela é indicada para inflamação. A seriguela é indicado para limpeza de feridas e queimaduras. A seriguela fortalece o Sistema Imunológico.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Por esse motivo, segue abaixo 7 opções de chás ótimos para baixar a pressão:

  • Chá Água de Alho. ...
  • Folhas de Oliveira. ...
  • Suco de Mirtilo. ...
  • Chá de Hibisco. ...
  • Chá de Mangaba. ...
  • Chá de Cavalinha. ...
  • Chá de Valeriana.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

Possui ação antioxidante
A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.

Entre as inúmeras funções e benefícios para a saúde, o destaque fica com a redução efetiva do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, diabetes, infecções e pressão alta, por exemplo. O consumo do chá com a folha de graviola também ajuda no equilíbrio do sistema digestivo.

Fortalecer o organismo contra infecções causadas por fungos e micróbios; Melhorar a função nervosa; Estimular o funcionamento do intestino, resolvendo problemas como intestino preso, digestão e defecação.

Casca concentra nutrientes
As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.

A goma-resina da árvore é misturada com abacaxi ou suco de graviola para o tratamento de icterícia. A maioria dos outros usos indicam que as frutas, folhas e casca são muito ricas em tanino [1].

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode causar aumento da dor quando o estômago já está inflamado.