Qual os benefícios da brilhantina?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A brilhantina serve ao uso popular para tratar alguns problemas de saúde, existem relatos etnobotânicos em diversos países de usos medicinais contra alergias, feridas, febre, diabetes, cálculo renal, como diurético, entre outros.

Uma compressa pode ser feita embebendo-se panos, chumaços de algodão ou gazes no infuso, decocto ou sumo da planta dissolvidos em água (que pode ser quente ou fria).

A brilhantina é uma planta de textura peculiar, suas folhas são muito brilhantes, suculentas e pequeninas, de coloração verde-clara. Sua estrutura é bastante ramificada e ereta assemelhando-se a ramos de ciprestes. Sua estatura é baixa, de 20-30 centímetros, tornando-a excelente em composições com flores diversas.

Apesar de ser considerada uma erva daninha, ela pode ser usada como planta ornamental na forração de vasos de plantas maiores. Outro benefício é que a brilhantina possui importantes propriedades terapêuticas e por isso é consumida na forma de chá para tratar alguns problemas de saúde.

Posologia e modo de uso: Para tratar edemas, abcessos, picada de insetos e contusões: por aquecimento da folha e aplicar na área afetada. O sumo extraído da folha pode ser misturado com mel e consumido como remédio para problemas pulmonares e para dor de cabeça.

Você pode aplicar uma pequena quantidade diretamente na região antes de dormir e deixar o produto agir durante a noite. Vale, claro, usar uma touca ou alguma proteção especial para não sujar os lençóis. Antes de lavar o cabelo com xampu, aplique o óleo no cabelo por, pelo menos, uma hora.

A brilhantina era uma febre nos anos 50, 60 e 70. Um cosmético com composição de parafina, óleo vegetal e vaselina. A sua finalidade era modelar os fios, dar muito brilho e aparência de cabelos saudáveis e lustrosos. As embalagens de brilhantina eram obrigatórias para quem amava ir às boates e estar na moda na época.

O controle da brilhantina é realizado, normalmente, por meio de capina manual, podendo ocorrer rebrota caso a planta não seja totalmente eliminada, uma vez que ela emite, facilmente, novas brotações na região do coleto.

As plantas são usadas pelo ser humano para fins econômicos, como no uso de madeira. As plantas também apresentam importantes funções econômicas. A madeira, por exemplo, é usada na fabricação de casas e móveis, e a celulose, um produto obtido das plantas, é usada na fabricação de papel.

“A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”, explica.

Então siga as dicas do médico Edison de Mello, que é especialista em medicina integrativa:

  1. Chás ajudam o corpo a evitar e a tratar doenças. ...
  2. Chá por infusão evita que a erva perca o seu valor medicinal. ...
  3. Chá por cocção é feito com raízes e cascas. ...
  4. Evite usar panelas de alumínio ou metal na hora de preparar o chá

Você pode adquirir a muda de planta brilhantina no Sítio da Mata, livre de pragas e doenças.

As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. As plantas medicinais são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças.

Em caso de ingestão de algum tipo de planta venenosa é recomendado ir imediatamente ao hospital e levar uma foto da planta para identificar a espécie. Já no caso de contato da pele com a planta, é aconselhado lavar a região e evitar coçar.

Cyperus rotundus, este é o nome científico da tiririca, planta invasora de jardim e plantação, conhecida por resistir a altas temperaturas, chuvas e até encharcamento. A princípio, a tiririca pode parecer um capim inofensivo, que você pode arrancar com as próprias mãos.

Anti-inflamatório natural: 5 plantas que desempenham essa função

  • 1.1 Pequi.
  • 1.2 Posidonia oceanica.
  • 1.3 Acácia-branca.
  • 1.4 Copaíba.
  • 1.5 Sabugueiro.

ERVA BALEEIRA (Varronia curassavica) – As principais propriedades da planta erva baleeira são anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, cicatrizante, diurético e laxativo.

A canela, a erva-doce e a erva de mostarda são três alimentos naturalmente anti-inflamatórios. Portanto, o chá feito dessa mistura é também excelente no combate e prevenção de inflamações.

óleo de jojoba

O óleo de jojoba é a melhor opção para tratar o cabelo ressecado enquanto dá um brilho intenso aos fios. O óleo age diretamente no ressecamento do cabelo, tratando e evitando a volta do problema. Além disso, ele ameniza o frizz, fortalece as madeixas e atua na proteção contra o ressecamento.

Pentear os fios antes de dormir
O ato de pentear o cabelo estimula a circulação no couro cabeludo, garante a oxigenação, melhora a nutrição e isso tudo pode ajudar no crescimento dos fios.

1- Pentear o cabelo regularmente ou massagear o couro cabeludo

  • 2- Tomar vitaminas e minerais para o cabelo crescer. ...
  • 3- Comer mais alimentos ricos em proteínas. ...
  • 4- Prender sempre o cabelo. ...
  • 5- Usar corretamente o condicionador. ...
  • 6- Evitar bonés. ...
  • 7- Deixar de fumar. ...
  • 8- Hidratar o cabelo 1 vez por semana.