Qual os 5 hormônios do amor?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

Atividades físicas, meditação ou até mesmo um trabalho voluntário que aumente a confiança e a sensação de bem-estar podem influenciar na produção e liberação da ocitocina.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo.

O cérebro masculino produz menos oxitocina e serotonina que o das mulheres. Por isso, elas acham relaxantes as conversas emotivas no final do dia, enquanto eles, com o cérebro mais cansado, preferem relaxar em actividades «alienantes», como programas desportivos ou filmes de acção.

Segundo a vasta literatura, quando a ocitocina é liberada no organismo masculino, ela aumenta a sensibilidade do pênis durante o contato sexual e aumenta a frequência das ereções. Também melhora a ejaculação pela contração estimulante das vesículas seminais, túbulos seminíferos, epidídimo e da próstata.

O "hormônio da paixão", é um neurotransmissor responsável por induzir a produção de noradrenalina e dopamina, trazendo bem-estar. A análise dos índices de feniletilamina no corpo indicam que ela pode ser ativada por uma troca de olhares, um sorriso, um toque ou aperto de mão.

Confira 7 toques “inocentes” que deixam um homem excitado

  1. Passe levemente o pé com um movimento para cima. ...
  2. Mãos devem ir descendo nos cabelos até a orelha. ...
  3. Faça carinhos na parte interna do braço. ...
  4. Se aproxime bem dele e fale baixinho no ouvido de maneira excitante. ...
  5. Apoie sua mão na coxa dele algumas vezes.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

A Dopamina, Feniletilamina, Oxitocina são as substâncias relacionadas às manifestações do amor. De acordo com os estudos, os feromônios produzem reações químicas que resultam em sensações prazerosas.

O beijo libera serotonina, o hormônio do bem-estar, reduzindo a liberação de hormônios do estresse. Isso faz com que as células responsáveis pelo sistema imunológico possam produzir defesas para o organismo.

Além da prática de exercícios físicos, atividades como meditação, yoga e tai chi também trazem muitos benefícios para a mente e o corpo, aumentando os níveis de dopamina e melhorando o foco e a concentração.

Os homens se encantam quando percebem que podem garantir proteção às mulheres. Não importa a situação pela qual você esteja passando, fazer com que ele se sinta um herói e deixar protegê-la faz dele um parceiro mais feliz.

Apesar de ser produzida naturalmente pelo corpo, a oxitocina também existe na forma sintética e é vendida sob receita com o nome Pitocina.

A alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais ajuda o corpo aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar.

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

O toque cria a química entre duas pessoas
Um aperto de mão, um toque, um abraço e até uma carícia são mais duradouros e intensos. Mesmo algo mais sutil carrega um imenso valor aos dois sendo um modo de revelar o que sentem por dentro.

5 sinais da atração física

  1. Você fantasia pegá-la, mas não sabe nada sobre ela. ...
  2. Pouca reciprocidade: ou você dá muito e ela não retorna, ou vice-versa. ...
  3. Deve apresentar aos amigos? ...
  4. Seu coração não bate por ele, mas sua cabeça sim. ...
  5. Nada de planos: Desejo é um sentimento de espontaneidade e aventura, há pouco planejamento.

Mostre interesse nas coisas que o interessa e faça com que ele perceba isso. Isso é algo que ele irá se lembrar porque é importante para ele. Por exemplo, você pode não saber muito sobre o esporte que ele gosta, mas mostrar entusiasmo pela vitória do time ou um gol mostra que você, pelo menos, demonstra interesse.

É fácil: basta fazer contato visual, sorrir e desviar o olhar – isso se chama seduzir. É também um convite para pessoa vir e conversar.
...
Seja autoconfiante.

  1. Tenha uma boa postura. ...
  2. Olhe para frente, resista ao hábito de olhar para os pés o tempo todo. ...
  3. Tente não ficar se mexendo, isso é sinal de nervosismo.

É no sistema límbico que se processam as nossas emoções: ele é o responsável pelo comportamento humano, onde se incluem os traços da nossa personalidade, os nossos pensamentos e memória, assim como a nossa reação aos estímulos externos.