Qual os 2 tipos de Oxidacao negra?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Atualmente pode-se dividir os processos de oxidação negra em dois: a quente e a frio.

A oxidação negra ou preta é amplamente aplicada no segmento industrial para proporcionar proteção às peças de ferro e aço. Trata-se de um processo químico através da imersão das peças onde irá modificar sua superfície, resultando na formação de um filme de óxido preto, aderente e uniforme.

Oxidação é um processo de perda de elétrons por parte de um átomo, grupo ou íon que resulta no ganho desses elétrons por outra espécie, modificando assim a substância. A corrosão é um sinal visual típico da ocorrência de oxidação.

São exemplos de oxidação as reações de combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética.

A oxidação de diferentes metais gera diferentes óxidos, muitos dos quais são carac- terizados por cores particulares. O óxido de ferro, por exemplo, apre- senta uma cor castanha averme- lhada, enquanto o hidroxicarbonato de cobre(II) apresenta uma coloração azul esverdeada.

Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.

A fosfatização é realizada sempre em peças metálicas, e destina-se a elevar a resistência à corrosão e a aderência da camada de tinta a chapa, que praticamente não existiria sem este tratamento.

Negro-aça é a denominação para aquelas pessoas muito brancas, chegam a ser até loirinhas na infância, porém com cabelo bem afro.

A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta.

O que é a oxidação da pele? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a oxidação é um dos principais fenômenos que agem no envelhecimento da pele. A oxidação altera a função das células e danifica o metabolismo celular, o que faz com que a pele tenha o processo de regeneração mais lento.

A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta.

Em compostos inorgânicos, os Nox que mais aparecem nos elementos são:

  • Hidrogênio: Nox = +1.
  • Halogênios (F, Cl, Br, I): Nox = -1.
  • Oxigênio e enxofre: Nox = -2.
  • Nitrogênio e fósforo: Nox = -3.

A reação orgânica de oxidação energética pode originar como produtos: Gás carbônico (se o carbono da ligação dupla for primário);
...
Os produtos desse tipo de reação são:

  • Dióxido de carbono (CO2);
  • Monóxido de carbono (CO);
  • Água (H2O).

Existem quatro tipos de reações de oxidação orgânicas, que são: combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética.

A oxidação lipídica é constituída de três fases principais: a iniciação, a propagação e a terminação (SEVANIAN & HOCHSTEIN, 1985). As reações de iniciação da oxidação de gorduras podem ser promovidas por dois grupos de fatores (SLATER et al., 1987): 1) pelo impacto ou absorção de energia e 2) por reações redox.

Ferrugem branca é um termo usualmente empregue para descrever os produtos de corrosão de cor branca que algumas vezes se formam nas superfícies de aço galvanizado durante o transporte e armazenamento.

A ferrugem é a oxidação do ferro que acontece por meio da proximidade de metais ferrosos com o oxigênio liberado pela água, quando isso acontece, aumenta o número de hidróxido de ferro.