Qual Orixá responde no odu 8?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá. Nesta caída responde Oxaguiã, Obatalá e Airá.

Colocar em uma cachoeira quando o sol estiver se pondo, seja, vem à tardinha. Pedir tudo ao ODÚ. Procedimento: colocar nas mãos da pessoa uma gema, em cada mão espalmada. Passar de cada vez os 2 pombos e soltá-los.

O Oito Deitado é adotado por diversas áreas espirituais, pois ela também simboliza a evolução física e espiritual, além do seu desenho representar o infinito, pois a imagem não tem começo e nem fim.

As divindades que comandam o jogo de búzios são Òrúnmìlà, Exu e Oxum. Òrúnmìlà é o responsável pelas orientações diretas dadas por Olódùmarè (Deus todo poderoso), quanto ao destino de cada um. Exu é o mensageiro, intermediário e transportador dos ebós (oferendas) dos homens aos Orixás.

Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxóssi, Airá e Logunedé. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste odu.

Oyá Oníra é doce e autoritária. Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução. Na Nigéria seu culto é feito no encontro das águas dos rios. Número: 9 (Odù òsá – ajuda).

Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amável e responsável.

Perceba que mais uma vez o arquétipo criado no Brasil, dos típicos filhos de Ogun, sem paciência e impulsivos está na verdade no negativo de um Odù. Isso significa que aquela pessoa precisa ser como Ogun do Itan em que com calma, paciência e resiliência ele transforma a terra em ouro.

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.

´Ebó pra Oxum` é um ensaio visual e poético em homenagem às formas, saberes e ecologias do encontro da Mata Atlântica com o Oceano Atlântico de onde emergem saberes ancestrais.

Etaogundá

Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas. Nesta caída responde Ogum. O consulente tem que ser acolhido imediatamente, pois precisa urgente de uma limpeza de corpo e um bori, devido ao risco de uma grande depressão.

Cada pessoa tem cinco odús, quatro deles são referentes à sua vida material e um ao seu caminho espiritual. O de nascimento (que é o espiritual), qualquer pessoa interessada pode saber através de números qual é seu odú.

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento faça a seguinte cálculo através da sua data de nascimento. some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ.

O número 8 representa a união perfeita das duas forças do Universo. O número 8 representa a união perfeita das duas forças do Universo. A energia que vem da terra e sobe para o Universo e a energia que desce para ser descarregada na terra. É, sem dúvida, um símbolo de poder, como detalhado pelo site Publimetro México.

O 8 representa o inicio de uma nova vida, a regeneração. na tradição Cristã, o oitavo dia, seguindo o sexto da criação e o sétimo do descanso, aparece como a conclusão da criação e do começo de um ciclo novo, de um renascimento e da renovação.

O número 8 representa na Numerologia a vitória, a prosperidade e a superação. Este algarismo representa pessoas que sabem gerir bem o seu dinheiro e o seu poder. São responsáveis, adoradores de bens materiais e do reconhecimento do seu poder.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Seja qual for o método, se pela fenda natural, ou pelo lado que se abriu manualmente, o lado considerado "aberto" será sempre positivo, e o lado considerado "fechado", será sempre negativo.

Somente sacerdotisas e sacerdotes do candomblé têm a permissão para jogar búzios, pois eles possuem conhecimentos, intuição transmitida pelos Orixás e Ancestrais, seriedade e sigilo sacerdotal, conseguidos através de certos rituais ao longo de sua formação nas Comunidades Tradicionais de Terreiro.