Qual Orixá representa o número 4?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Regido por Iansã e Iemanjá, YROSUN Odu lhe confere serenidade e disposição. Você vê tudo com muita clareza e objetividade. Assim, você consegue resolver facilmente situações confusas. Você sabe a força moral que tem e a usa para alcançar seus objetivos.

Há 5 mil anos, os orixás representam homens e mulheres com capacidade de alterar o curso da natureza. Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos.

O número 4 pode denotar alguém que foi abandonado no passado por sua família, razão pela qual muitas vezes se sentem sem apoio.

O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu.

Segundo ele, o ano é propício a realizações de grandes projetos. Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro.

Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas. Nesta caída responde Ogum. O consulente tem que ser acolhido imediatamente, pois precisa urgente de uma limpeza de corpo e um bori, devido ao risco de uma grande depressão.

Oxê (odu)

Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami.

ODI. Odu regido por Obaluaê com influência de Exu. Pessoas ambiciosas, inteligentes e costumam ser vitoriosas em suas profissões.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Em qualquer terreiro, a entrada dos orixás na festa segue sempre a mesma seqüência da ordem do xirê. Depois de despachar Exu, o primeiro a entrar na roda é Ogum, seguido de Oxóssi, Oba- luaiê, Ossaim, Oxumaré, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá e Oxalá.

Assim, seguindo a Nação de Oyó, teremos em 2018 a regência de Bará, o orixá dono das chaves, das encruzilhadas e caminhos. Sua cor é a vermelha e seu número é o 7.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

O número 4 representa segurança e estabilidade pois é a base da pirâmide, firme e estável. É um símbolo de racionalidade, ordem, organização e de tudo que é concreto. A estabilidade e segurança deste número traz também fidelidade e conservadorismo ao seus nativos.

O significado do número 4 na Numerologia tem como elemento principal a Terra, que representa fidelidade e estabilidade, daí o motivo porque uma pessoa com esse número prefere manter os pés no chão, fazendo da segurança uma de suas principais palavras-chave.

5

Características do Orixá:
Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta. Tem ligação com Ògún e Oyá. Usa a adákò (espada curta) e o abèbè (leque). Seu número é o 5 (odù Òsé - intuição).

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

OXUM - 21/6 a 21/7
Nos momentos a dois, não pode ter ausência de afeto. Combina com os filhos de: Nanã, Omulu e Oxóssi.

Oxum

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.