Qual Orixá representa a onça?

Perguntado por: tcamilo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O caçador Oxóssi caminha sem ser notado e pela observação, obtém o conhecimento das possíveis ameaças que passam pelo seu caminho, como a pegada de uma onça que possa ataca-lo, ou a trilha de uma cobra venenosa que possa mordê-lo.

Resumo. Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú .

Reza à lenda que a transformação de Iansã em borboleta nasce do medo do temperamento de Xangô, e por conta disso procurou seu amigo Exu que a concedeu o poder de mutação em borboleta, toda vez que tivesse medo. Ela também apresentava outra transformação da fauna que era a magia de se transformar em búfalo, em segredo.

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

Qualidades de Iansã – Oyá Animais de poder: Bufalo, coruja e cabra; Saudação a Iansã: Eparrei!

Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.

Sua imagem mostra o santo coberto de feridas e um cachorro que lambe essas feridas. Observa-se que o cachorro, que aparece ao lado dos dois santos, é um animal que também entra no Mistério de Obaluaê e de Omolu. O nome Obaluaê significa: “o Rei e Senhor da Terra” (Oba=Rei; Lu= Senhor; Ayê= Terra).

Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais.

Tais pombos pertencem a Oxalá e a Yemanjá.

Oxum tem como um dos seus principais símbolos o abebé, que é um leque que possui um espelho em sua superfície, referência à beleza e à vaidade da orixá. Ela mesmo se encanta com sua perfeição e por isso está sempre contemplando sua imagem.

Na África antiga, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, responsável por trazer o sustento para a tribo. Hoje em dia, ele protege todos os que saem de casa diariamente para o trabalho, pois é deste esforço que vem o sustento das famílias.

Oxum

Bará, a aranha pertence à Oxum.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Xangô

Orixá Xangô - Cultos à natureza - SAPO Lifestyle.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Agodo: Aquele que usa dois Oxês, Xangô de fato. Veste marrom, ligado a Yemanjá. Oranfé: É o justiceiro, reto e impiedoso, que mora na cidade de ifé. Obalubé: è o grande rei, ligado a Oba, Oxun e Oyá.

“Xangô é uma das entidades mais reverenciadas e queridas. Manifesta-se com ênfase, com violência, com muita força, carregando seu machado, o oxê, e o maracá, o xerê.