Qual Orixá representa a coruja?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Nanã

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

Para muitos povos ela significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não vêem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

Ave dona da noite, a Coruja carrega muitos significados místicos em sua existência. Ela representa a inteligência, sabedoria e conhecimento. Também simboliza a reflexão, a racionalidade e a intuição. Esse animal tem o poder de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que outros olhos não alcançam.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

A coruja traz como significado “ver na totalidade”, ou seja, ela nos dá a oportunidade de ver as coisas na totalidade “consciente e inconsciente”. Este animal também tem a capacidade de ver na escuridão, o que significa ampliação nos limites de percepção.

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Assim, não é difícil entender o porquê de os negros africanos trazidos para o Brasil associarem sua figura ao orixá Xangô - Além de o leão ser um símbolo de realeza para os iorubás, o que tornaria o santo digno de ser sincretizado com o grande orixá rei de Oyó, uma das cidades mais importantes à sua época, na região ...

A Oferenda para Oxum
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Oxalá – Caramujo, pomba branca em algumas casas, o carneiro e igbi. Eguns, quiumbas – Mosca, mariposa. aranha, barata, rato, centopeias, insetos em geral.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.