Qual orixá representa a Abelha?

Perguntado por: idias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O único Òrìsà que tem Èwò (tabu) com o mel de abelha é Òsóòsí (Oxossi). Chamado de Èjè òdòdó (sangue das flores), o mel simboliza o amor, a doçura e a tranquilidade.

As abelhas simbolizam cooperação, lealdade, disciplina, organização, ordem, alma e tantos outros significados e representações que esse animal ganhou em diversas culturas e religiões. A abelha-rainha, por exemplo, simboliza a realeza e fertilidade pela sua função dentro da colméia.

Oxum

Oxum – a bela Senhora do Mel.

3 Enxame de abelhas ou vespas melíferas.

O arquétipo da abelha traz consigo a frequência do trabalho, harmonia, organização, dedicação e prosperidade. Além disso, a simbologia mais comum que ela traz tem a ver com seus níveis de produtividade. Às vezes fazemos demais, e em outras não o suficiente.

Nas muitas imagens de Xangô, ao seu lado sempre aparece um leão, que significa a justiça. Suas cores são o marrom na Umbanda e o vermelho e branco, simbolizando que ele vê as questões tanto sob uma ótica mais passional (vermelho), quanto sob uma ótica mais tranquila (branco).

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim.

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

As Abelhas são mensageiras que compartilham os milagres da consciência. Abelhas possuem uma perfeita organização coletiva. Elas nos ensinam o valor da comunicação não violenta, do respeito e devoção ao espírito coletivo.

Poderes e habilidades
Atualmente, ela está presa num tamanho reduzido e agora possui super-poderes, portanto, pode voar e produzir explosões supersônicas excepcionalmente fortes.

As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Oxum é a orixá da água doce que rege as emoções e os sentimentos. Ela é referenciada por representar o amor e a beleza, e também por ser a Senhora do Ouro, presenteando com prosperidade quem acredita e pede suas bênçãos. Conheça aqui as simpatias de Oxum para atrair amor e prosperidade.

A rainha, como o próprio nome diz, é quem manda em uma colônia. É ela quem continuamente põe ovos, garantindo o nascimento das operárias, machos e rainhas virgens (princesas). A líder também controla a produção de novas abelhas de cada sexo ou casta, de acordo com a necessidade da colônia.

Exu do Ouro é o único guardião ou entidade que trabalha 100% para o bem e pode ser cuidado dentro de sua casa. Exu chama dinheiro é o grande guardião que nos auxilia um fluxo de dinheiro constante e se invocado junto com Exu do Ouro seus rendimentos serão infinitos.

Vida máx. A Abelha Rainha é um chefe do Pré-Modo Difícil. Ela é invocada quebrando a Larva dentro das Colmeias da Selva Subterrânea, ou usando uma Abelhominação em qualquer lugar dentro da Selva.

O arquétipo do ouro representa a prosperidade financeira, a abundância, e o ganho de muito dinheiro. Também pode decorar a sua casa com objetos que contenham a cor dourada representando o ouro e a riqueza. Esse é um dos arquétipos mais poderosos, quando se trata em atrair a energia do dinheiro para a nossa vida.

Para saber os Arquétipos que você está vivenciando é necessário analisar a sua vida e saber quem você realmente é. É necessário conhecer-se, prestar atenção. Investigar como você vê a si mesmo e também como você vê o mundo ao seu redor. Identificar seus pensamentos e sentimentos.