Qual orixá rege odu 4?

Perguntado por: abarros4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Se você nasceu sob a proteção desse Orixá, sua personalidade é a de um líder, pois tem muita facilidade para se decidir, além de demonstrar coragem e autoconfiança. Por outro lado, não gosta de ter horários. Ogum é um Orixá conhecido como guerreiro (o comandante).

Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amável e responsável.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

Para a espiritualidade
O quatro é tudo aquilo que é concreto. Os nativos do quatro, por sempre almejarem a estabilidade, são pessoas confiáveis. É um número que representa a concretização de objetivos de modo perfeito, além de incentivar o uso da força de vontade, da autoconfiança e da disciplina.

O número 4 representa segurança e estabilidade pois é a base da pirâmide, firme e estável. É um símbolo de racionalidade, ordem, organização e de tudo que é concreto. A estabilidade e segurança deste número traz também fidelidade e conservadorismo ao seus nativos.

Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável pelos poderes de cura e doença; Xangô, senhor dos raios e trovões; Iemanjá, a mãe de todos os orixás; e Oxalá, o grande orixá da criação.

Etaogundá

Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas. Nesta caída responde Ogum.

Características do Orixá:
Seu número é 14 (odù ìka).

Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Iemanjá ou Yemoja é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá.

Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.

As Filhas e os Filhos de Oxum
Esses são muito vaidosos, possuem um apreço especial por jóias, adereços e todas as coisas que evidenciam beleza e sensualidade. São pessoas honestas, amorosas e dedicadas. Oferecem aconchego e calmaria aos que convivem com eles.

Ejilolom (em iorubá: ejilobon) é um odu do oráculo de Ifá, representado no merindilogum com treze conchas abertas pela natureza e três fechadas. Nesta caída responde Nanã, Omolu, Egum, Obaluaiê, Icu. Significa que a pessoa trabalha muito e ganha pouco, tudo que recebe acaba perdendo.

Yabá dos ventos e tempestades, movimenta-se ora suave, ora arrebatador. É fiel às suas convicções. Uma guerreira que não foge às batalhas. Conhecer essa deusa causa impacto e muita admiração em função de seu poder.

Quem responde no tabuleiro de búzios é Exu, que segundo alguns mitos é melhor amigo de Orumilá o orixá da revelação. Exu é o mensageiro dos orixás e assim é ele quem vai comunicar por meio dos Odus o que os orixás precisam que os seus filhos saibam ou façam.

Continuar lendo Qual Orixá rege odu 8?