Qual Orixa rege Maria farrapo?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Maria Farrapo é uma pomba gira muito próxima de Maria Mulambo. Pertencem à mesma hierarquia, o que significa que são da mesma falange. Por este motivo, é muito comum que a Maria Farrapo apareça e se apresente durante os pontos cantados à Maria Mulambo.

Ficha Técnica

Código4317690177
Código de barras7893844104293
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorPreto Vermelho

Conta-se as histórias que Farrapo era uma jovem filha de um grande Rei, seu nome era Madalena e seu destino já havia sido traçado, a princesa seria uma Rainha e governaria todo um povo.

Encha um pote de barro pequeno com sal grosso e enterre seis pimentas dedo-de-moça nele. Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e ofereça a uma Pombagira pedindo proteção.

Ogum

Maria Mulambo da Encruzilhada - Linha de Ogum.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

Capricórnio: Pomba Gira Maria Farrapo das sete almas, ela é sua guardiã. A falta de contato com essa entidade faz a sua vida ser muito prática ou faz sua vida amorosa ter muitos parceiros e nada fixo, fazendo com que você não conquiste a felicidade que você tanto merece.

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.

Sete Encruzilhadas – Esse é um dos tipos de Pombagira mais conhecidos. Suas cores são vermelho, preto, maravilha e roxo. Tem como símbolos o punhal, o tridente com sete pontas e a navalha.

São pessoas que enxergam a maldade no olhar dos falsos e mentirosos, ótimos conselheiros e sempre leais. Observadores, são pessoas que dão a corda para a própria pessoa se enforcar. As vezes são debochados, levando a vida com malícia. São pessoas muito espalhafatosas, algumas vezes desastrados e distraídos.

Pomba-Gira Menina do cabaré é uma entidade muito carismática e apreciada pelo povo de umbanda, pois adora trabalhar quando esta na terra e suas médiuns são sempre pessoas alegres e de aparência muito jovem. Ela trabalha para amor, união,concursos e tudo o que for a respeito de progresso material!

Dos Guardiões emana o magnetismo mental que guarda a lei e estabelece o equilíbrio entre os planos desse planeta. Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui. Já as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Uma Pombagira poderosa como Maria Mulambo pode tanto ajudar a unir um homem a uma mulher, quanto o afastar dela. Se for um homem que maltrata sua parceira, a Entidade pode agir afastando esse indivíduo da vida dessa mulher. Trata-se de um livramento focado em beneficiar a mulher, nada mais que isso.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

(Pantera Negra). No estudo de Prandi (1996) a figura da pomba-gira "[...] trata dos casos de amor, protege as mulheres que a procuram, é capaz de propiciar qualquer tipo de união amorosa e sexual [...]" (PRANDI, 1996, p. 148).

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.